Topo

Ocidente lamenta ataque em Berlim, e hashtag árabe, morte de embaixador

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/12/2016 20h22

O Twitter foi invadido nesta segunda-feira (19) por mensagens de lamentação seja por causa do ataque a uma feira natalina em Berlim (Alemanha) como pela morte do embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov.

No ocidente, umas das hashtag mais comentadas era #PrayForBerlin (#RezarPorBerlim). Mas a comoção diante do assassinato na Turquia também levou uma hashtag árabe aos trends topics da plataforma, que na tradução livre significa MorteDoEmbaixadorRusso.

Karlov foi morto por um atirador enquanto visitava uma galeria de arte em Ancara, capital turca. O responsável pelo ataque, morto no local por forças de segurança, era membro da polícia da Turquia e gritou "Allahu Akbar" ("Alá é grande") em defesa da Síria, de acordo com um fotógrafo da agência de notícias AP que estava presente no local.

Já o ataque em Berlim deixou ao menos nove pessoas mortas e 50 pessoas feridas. O crime aconteceu por volta das 20h15 (horário local, 17h15 em Brasília) na praça Breitscheidplatz, quando o veículo saiu da pista e invadiu a feira. Aparentemente, o caminhão entrou em uma área aberta ao público, circulou entre as barracas e colidiu com uma grande árvore de Natal.