Topo

"Me salvei porque fui pegar uma coisa no carro", diz sobrevivente de avalanche na Itália

Imagem aérea mostra hotel na região de Farindola soterrado por neve na Itália após avalanche causada por terremotos - Vigili del Fuoco/Reuters - Vigili del Fuoco/Reuters
Imagem aérea mostra hotel Rigopiano soterrado por neve após avalanche
Imagem: Vigili del Fuoco/Reuters

Do UOL, em São Paulo

19/01/2017 10h21Atualizada em 19/01/2017 17h14

O médico Giampaolo Parete, de 38 anos, sobreviveu por pouco à avalanche que atingiu o hotel Rigopiano, na cidade de Farindola, província de Pescara, na Itália, na noite de quarta-feira (18). Sua mulher e seus filhos ainda estão sob os escombros, junto com outros hóspedes e funcionários do hotel --no total, mais de 20 pessoas estão desaparecidas. Há pelo menos três mortos, cujos corpos foram retirados na manhã desta quinta.

"Eu me salvei porque saí do hotel para pegar uma coisa no carro", disse Parete à agência de notícias Ansa. "A avalanche chegou e eu fiquei submerso na neve, mas consegui sair. O carro não ficou atolado e eu esperei as equipes de socorro chegarem ali", contou.

À Ansa, o líder das operações de busca e resgate, Antonio Crocetta, disse que "há muitos mortos", mas até o momento três corpos foram resgatados, o primeiro deles por volta das 9h30 de hoje (6h30 de Brasília). Havia 22 hóspedes registrados no Rigopiano no momento do acidente, entre eles duas crianças. Outros 7 funcionários estavam lá, totalizando 29 pessoas. 

19.jan.2017 - Avalanche invade hotel em Faríndola, após terremotos atingirem a Itália - Italian Finance Police via AP - Italian Finance Police via AP
Imagem: Italian Finance Police via AP

Dois hóspedes que estavam do lado de fora do hotel contataram o Corpo de Bombeiros via WhatsApp para dar o alerta. Os dois foram resgatados com vida, mas um deles foi internado em estado grave com hipotermia.   

A massa de neve e rochas arrastou em 10 metros a estrutura do hotel de luxo, localizado em uma zona florestal da cidade de Farindola, a 8 quilômetros do centro comercial. O hotel teria desabado parcialmente, enquanto a outra parte estaria debaixo da neve trazida pela avalanche.

19.jan.2017 - Imagem mostra hotel Rigopiano invadido por neve após avalanche em Farindola, na Itália - Italian Finance Police via AP - Italian Finance Police via AP
Imagem: Italian Finance Police via AP

Após mais de 12h de operações, na manhã desta quinta, os bombeiros conseguiram chegar ao hotel. "A situação é dramática, o hotel foi totalmente destruído, ficou em pé apenas um pedacinho", relatou um dos bombeiros. "Há toneladas de neve, quartos destruídos e detritos que soterraram a área onde estava o hotel. Há colchões destruídos a centenas de metros de onde estava a estrutura", disse Luca Cari, responsável pela comunicação de emergência dos bombeiros.

Especialistas acreditam que a avalanche tenha sido provocada pelos quatro terremotos que atingiram a zona central da Itália na manhã de ontem (18), todos com magnitude de 5.0 a 5.4 na escala Richter.

O hotel fica na região de Abruzzo, uma das mais afetadas pela neve e pelos terremotos. Cerca de 300 mil pessoas estavam sem energia elétrica no começo da semana na região porque o gelo prejudicou os sistemas de transmissão.

Em sua página no Twitter, o hotel tinha informado os hóspedes que estava sem linha telefônica por causa das más condições climáticas. Nenhum dos terremotos de ontem havia provocado mortos, apenas danos estruturais. Os tremores foram sentidos até na capital da Itália, Roma, que fechou as escolas e os serviços de metrô.

Desde agosto do ano passado, a zona central da Itália sofreu dezenas de terremotos e réplicas, gerando uma média de 1 tremor a cada 5 minutos, devido aos movimentos tectônicos na região. (Com as agências internacionais)