Topo

Autor de célebre pôster de Obama cria imagens para posse de Trump - mas não é o que você está pensando

"Nós, o povo, defendemos a dignidade" - Shepard Fairey/Divulgação
"Nós, o povo, defendemos a dignidade" Imagem: Shepard Fairey/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/01/2017 04h01

Há oito anos, a imagem estilizada de Barack Obama sobre a palavra Hope (esperança, em inglês) virou um ícone da Presidência do primeiro presidente negro dos EUA.

Convidado agora pela ONG Amplifier Foundation, o artista que a criou, Shepard Fairey, volta à cena com novos desenhos que ele espera que marquem a nova Presidência Trump.

"Nós, o povo, somos maiores que o medo" - Shepard Fairey/Divulgação - Shepard Fairey/Divulgação
"Nós, o povo, somos maiores que o medo"
Imagem: Shepard Fairey/Divulgação

"Nós, o povo, protegemos uns aos outros" - Shepard Fairey/Divulgação - Shepard Fairey/Divulgação
"Nós, o povo, protegemos uns aos outros"
Imagem: Shepard Fairey/Divulgação

Com o tema "We The People" (Nós, o povo), as três primeiras palavras do preâmbulo da Constituição americana, ele desenhou três mulheres de etnicidades distintas para ilustrar a luta contra "o racismo, o medo e o ódio", afirma a ONG.

Uma moça de aparência latina diz lutar pela dignidade; uma muçulmana afirma que o povo é maior que o medo. Já a negra afirma que o protegerá um ao outro.

“Se você planeja protestar neste sábado no centro de Los Angeles, leve esses pôsteres com orgulho", escreveu Fairey em seu site.

No sábado (21), dia seguinte à posse, está prevista uma marcha de mulheres que está sendo organizada desde a eleição de Trump, em Washington e em várias cidades americanas.

Parte da mobilização se deveu ao fato de que, durante a campanha, denúncias de assédio sexual surgiram contra o então candidato republicano Trump.

As imagens de Fairey e dos colegas artistas Ernesto Yerena e Jessica Sabogal, também com temática feminista, estão disponíveis para download gratuitamente no site.