Topo

Sinagoga em Londres faz vaquinha virtual para reformar casa para refugiados sírios

Grupo de crianças olha através de cerca em campo de refugiados na ilha de Lesbos, na Grécia - Aris Messinis/AFP
Grupo de crianças olha através de cerca em campo de refugiados na ilha de Lesbos, na Grécia Imagem: Aris Messinis/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/01/2017 04h00

Uma sinagoga no sul de Londres está fazendo uma vaquinha virtual para arrecadar fundos para a construção de uma residência para acomodar uma família síria --e islâmica.

A Sinagoga Liberal do Sul de Londres, em Streatham, planeja conseguir 50 mil libras (cerca de R$ 200 mil) para reformar um apartamento de dois quartos que está abandonado no prédio onde um dia funcionou uma escola.

"Esta é uma questão muito pessoal para muitos de nossos integrantes" disse Alice Alphandary, presidente da sinagoga, em entrevista ao jornal britânico "The Guardian". "Há um sentimento de que nós, como judeus, nos beneficiamos no passado. Por exemplo, meu pai era um refugiado na década de 1950. Agora queremos retribuir a uma nova geração", afirmou.

O bairro londrino de Lambeth se comprometeu a acomodar 20 famílias de refugiados sírios em um programa do governo. Até agora, seis famílias já foram alojadas na região, incluindo um casal e seus quatro filhos. Espera-se que mais duas famílias sejam abrigadas no próximo mês.

"Vamos receber o pagamento do aluguel de uma autoridade local, e isso proporcionará algum rendimento para a sinagoga", disse Alice. Segundo ela, o apartamento abandonado precisa de uma nova cozinha e um novo banheiro. "Precisa ser um lugar em que nós mesmos seríamos felizes vivendo", afirmou.

"Hospitalidade é quase uma obrigação religiosa", disse Alice. Outras sinagogas britânicas, além de igrejas e mesquitas, também estão arrecadando fundos para apoiar refugiados.