Trump indica juiz conservador para a Suprema Corte
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou nesta terça-feira (31), em cerimônia na Casa Branca, o juiz conservador Neil Gorsuch, 49, como seu indicado para ocupar cadeira na Suprema Corte.
O posto estava vago há quase um ano, desde a morte do conservador Antonin Scalia, em fevereiro de 2016.
"O juiz Gorsuch possui um intelecto magnífico, uma educação legal sem paralelo e o compromisso com a interpretação da Constituição de acordo com o texto. Será um juiz incrível para a Suprema Corte tão logo seja confirmado pelo Senado", justificou o presidente.
Trump disse ainda que, como um juiz pode se manter ativo por "50 anos e suas decisões podem durar um século e, muitas vezes, podem ser permanentes", ele resolveu assumir a tarefa de nomeação para o Supremo "muito seriamente".
No Senado, no entanto, apesar da maioria republicana, Trump pode encontrar alguma resistência previamente prometida pelos democratas em razão de os republicanos terem se recusado a confirmar o candidato do presidente de Barack Obama para o assento, o juiz Merrick B. Garland.
Gorsuch, que é do Estado do Colorado e foi da mesma classe de Obama na Faculdade de Direito de Harvard, é conhecido por suas opiniões bem formuladas. Foi nomeado para o tribunal federal em 2006 pelo então presidente George W. Bush.
Apesar de conservador, Gorsuch, um jurista amplamente aclamado, também é muito respeitado por colegas liberais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.