Topo

Promotoria pede prisão preventiva de ex-presidente do Peru no caso Odebrecht

Karel Navarro/AP
Imagem: Karel Navarro/AP

Em Lima

07/02/2017 20h29

A Promotoria do Peru pediu nesta terça-feira (7) a prisão preventiva por 18 meses do ex-presidente Alejandro Toledo, que comandou o país entre 2001 e 2006, acusado de ter recebido US$ 20 milhões em propina da construtora brasileira Odebrecht.

Toledo é acusado pelos crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro por ter recebido propina para favorecer a Odebrecht na licitação de uma rodovia que cruza o território peruano desde a costa do oceano Pacífico até a fronteira com o Brasil.

O pedido será analisado nos próximos dias pelo juiz Richard Concepción, titular do Primeiro Tribunal da Sala Penal Nacional, que atende as medidas solicitadas pela investigação dos promotores.

O juiz pode decretar uma ordem de busca e captura internacional de Toledo, que estava em Paris quando seu envolvimento nas propinas pagas pela Odebrecht foi revelada.

No último sábado, a polícia do Peru fez uma operação de busca e apreensão no luxuoso imóvel que Toledo comprou em Lima pouco depois de deixar a presidência. Vários documentos foram apreendidos.

O ex-presidente é a primeira grande figura política peruana acusada de ter recebido dinheiro da Odebrecht, em um caso que também tem como investigada a ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia (mulher do ex-presidente Ollanta Humala).

No Peru, a Odebrecht pagou US$ 29 milhões em subornos a funcionários públicos entre 2005 e 2014, período que compreende os governos de Toledo, Allan García (2006-2011) e Ollanta Humala (2011-2016), de acordo com o acordo assinado pela companhia com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. 

O Peru anunciou recentemente mudanças na lei de licitações no país para excluir a Odebrecht e outras empresas ligadas à corrupção de obras públicas.