Topo

Passageiros sobrevivem a acidente aéreo no Sudão do Sul

Avião incendiado no Sudão do Sul - Xinhua/Liu Junhao
Avião incendiado no Sudão do Sul Imagem: Xinhua/Liu Junhao

Do UOL, em São Paulo

20/03/2017 16h04Atualizada em 20/03/2017 19h59

Um avião comercial que transportava cerca de 50 pessoas sofreu um acidente em um aeroporto do Sudão do Sul nesta segunda-feira (30). Todos a bordo sobreviveram, segundo fontes oficiais. O voo partiu da capital Juba em direção à cidade de Wau, no noroeste do país. O acidente ocorreu já durante a tentativa de aterrissagem, quando o avião sofreu uma queda e acabou pegando fogo.

Todos conseguiram fugir por uma das saídas de emergência da aeronave antes que ela pegasse fogo. "A aeronave chegou a encostar na pista, mas subiu novamente. O piloto não conseguiu controlar", explicou um funcionário do aeroporto de Wau, Stephen Youngule, à agência de notícias AP. Ele disse ter testemunhado todo o acidente, até o momento em que o fogo consumiu a aeronave.

 Já um funcionário da companhia aérea responsável pelo voo, a South Supreme Airlines, informou à agência de notícias AFP que o avião, um Antonov An-26, levava 40 passageiros e cinco tripulantes. Segundo o ministro da Informação sul-sudanês Bona Gaudensio, 37 feridos foram levados a um hospital em Wau, sendo que a maioria já foi liberada.

No acidente, o avião ainda acabou saindo da pista e batendo uma das asas em um carro, iniciando um incêndio. A tripulação conseguiu retirar todos pela saída de emergência da parte traseira do avião.

Avião incendiado no Sudão do Sul - Xinhua/Liu Junhao - Xinhua/Liu Junhao
Imagem: Xinhua/Liu Junhao

Os veículos de imprensa locais, bem como um funcionário do aeroporto citado por agências de notícias, relatam que há passageiros que saíram completamente ilesos. "Algumas pessoas deixaram a aeronave por conta própria, enquanto outras foram puxadas para fora", disse Paul Charles, engenheiro no aeroporto de Wau, à agência AFP. 

Fotos em redes sociais mostram a cauda ainda intacta. Charles acredita que o mau tempo contribuiu para o acidente. "A visibilidade não era boa (...) e o avião acabou caindo. Acho que o piloto não estava vendo bem a pista", afirmou o funcionário. (Com Deutsche Welle e AFP)