Topo

Avalanche no Japão atinge grupo de estudantes e mata 8

27.mar.2017 - Equipe de resgate sobe montanha em busca de vítimas de avalanche que atingiu um grupo de estudantes em uma estação de esqui no Japão - Kyodo/Reuters - Kyodo/Reuters
Equipe de resgate sobe montanha em busca de vítimas de avalanche
Imagem: Kyodo/Reuters

Do UOL, em São Paulo

27/03/2017 01h32Atualizada em 27/03/2017 11h45

Ao menos oito pessoas que participavam de um programa de montanhismo morreram após serem atingidos por uma avalanche nesta segunda-feira (27) no Japão, informam autoridades locais. 

Segundo a agência AFP, sete estudantes e um professor foram encontrados mortos, e cerca de 40 pessoas estão feridas, segundo uma fonte das equipes de resgate. Entre os feridos, dois estudantes estão em estado grave.

No Japão, em casos do tipo as mortes são declaradas oficialmente quando um profissional emite a certidão de óbito. O balanço inicial mencionava oito estudantes encontrados sem os sinais vitais.

No total, 52 estudantes e 11 professores de sete escolas do ensino médio participavam em uma excursão de três dias na neve no momento da avalanche. O programa ocorria em uma estação de esqui --Nasuonsen Family Ski Resort-- na cidade de Nasu, na província japonesa de Tochigi, a cerca de 200 quilômetros ao norte de Tóquio.

"É um evento anual e até agora nunca havia acontecido um acidente grave", afirmou um dos professores à agência 

As equipes de resgate foram acionadas às 9h20 (21h30 no horário de Brasília), e o trabalho na região continua sendo realizado. Mais de 100 soldados foram enviados à região.

O governo japonês já iniciou um esquema especial para responder ao acidente. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou durante uma sessão parlamentar que seu governo "fará qualquer esforço para responder a este desastre" e que "a prioridade se concentra agora em resgatar as vítimas".

No domingo, a meteorologia emitiu um alerta de avalanche e advertiu para a possibilidade de nevascas, com o acúmulo de até 30 centímetros.

A estação de esqui de Nasu permanecerá fechada o restante da temporada, informa o site oficial da atração. (Com agências internacionais)