Topo

No México, juiz absolve acusado de estupro afirmando que ele não satisfez apetite sexual

29.mar.2017 - Diego Cruz foi acusado de estupro no México - Twitter/Reprodução
29.mar.2017 - Diego Cruz foi acusado de estupro no México Imagem: Twitter/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/03/2017 17h51

Um jovem foi absolvido da acusação de estupro de uma menor de idade depois que o juiz considerou que ele não "satisfez seu apetite sexual" e "não tinha intenção de copular".

Diego Cruz Alonso era acusado de ter estuprado uma colega de colégio de 17 anos, Daphne Fernández Torres, após uma festa na cidade de Boca del Rio, no Estado de Veracurz, em 2015. 

Mas na última segunda-feira (27), o juiz Anuar Gonzales Hemadi decidiu que não há provas do crime, argumentando que, apesar de o rapaz ter tocado a vítima e penetrado sua vagina com os dedos, isso aconteceu sem intenção sexual e, portanto, Cruz não poderia ser considerado culpado. 

"O testemunho da menor não dá nenhuma indicação (...) de que a conduta do réu foi de abuso sexual deliberado com intenção lasciva ou de satisfazer apetites sexuais", afirmou o juiz. 

"O toque ou a fricção incidental, seja em local público ou privado, não será considerado ato sexual se a intenção de satisfazer um desejo sexual às custas de um sujeito passivo for ausente", continuou.

"É possível considerar que não houve intenção de copular", concluiu o juiz.

O advogado de Fernández afirmou que irá apelar da decisão, para o qual tem um prazo de dez dias. 

"Com essa proteção, qualquer um vai poder tocar numa criança sem qualquer consequência penal", disse o pai da vítima, Javier Fernández, segundo a mídia mexicana.

Diego Cruz, 21, faz parte de um grupo de quatro jovens de famílias de classe alta e com conexões políticas conhecido no Estado de Veracruz como Los Porkys. Os quatro são acusados pelo estupro de Fernández. 

Cruz chegou a fugir para a Espanha quando o caso veio à tona, mas foi detido em Madri e acabou sendo deportado de volta ao México.