Polícia divulga imagem de suspeito de ser autor de atentado na Suécia

Do UOL, em São Paulo

  • Polícia Sueca/TT

    Polícia divulgou imagem de suspeito em estação de metrô de Estocolmo

    Polícia divulgou imagem de suspeito em estação de metrô de Estocolmo

A polícia sueca divulgou uma foto de um suspeito de ter participado do ataque com um caminhão no centro de Estocolmo nesta sexta-feira (7). A imagem mostra um homem usando um casaco com capuz em uma escada rolante que seria do metrô da capital da Suécia. A polícia sueca ganhou reforços para as buscas pelo suspeito.

Reprodução/Aftonbladet
Imagens de uma pessoa sendo presa na região do ataque foi divulgada pela imprensa local
Um outro homem foi detido por policiais, inclusive sua prisão foi registrada em fotos e vídeos. A prisão foi informada pelo primeiro-ministro Stefan Löfven, mas a polícia nega. Ainda não se sabe qual a ligação do detido com o ataque.

Polícia e governo também se contradizem sobre o incidente ser um ataque terrorista. O Serviço de Segurança Sueco não confirma, mas Löfven afirmou em uma coletiva de imprensa que "a Suécia foi atacada e tudo indica que isso é um ataque terrorista". 

O ataque

O veículo, que pertence a uma famosa cervejaria local e foi roubado pouco antes do ataque, invadiu uma loja de departamento e atropelou, às 14h53 (hora local, 9h53 em Brasília), desta sexta pedestres em Drottninggatan, um grande calçadão turístico e de compras no centro da capital da Suécia. O local, que leva ao centro histórico da cidade, é fechado para veículos.  

A polícia confirma três mortos e vários feridos, mas a rádio pública sueca já informa que são ao menos cinco vítimas.

Reuters/TT News Agency/Anders Wiklund
Caminhão atropelou e matou pedestres no centro de Estocolmo

Disparos também foram ouvidos no local.

As autoridades evacuaram e interditaram a área e pediram para a população evitar o centro. O trânsito de trens e metrô na estação central, próxima ao local do atentado, foi suspenso, assim como a sessão de hoje no parlamento. 

De acordo com o site Aftonbladet, o autor do atentado teria roubado o caminhão da Spendrups enquanto o motorista entregava o produto nos restaurantes da cidade. O diretor de comunicação da cervejaria, Maarten Lyth, afirmou que "quando o motorista foi descarregar a mercadoria, alguém saltou dentro do caminhão e saiu correndo".

Segundo Lyth, não foi possível identificar quantas pessoas tomaram posse do caminhão, mas o piloto "está ileso, porém chocado".

Até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas e os feridos no atentado, segundo o embaixador do Brasil na Suécia Marcos Vinícius Pinta Gama.

"Estocolmo já enfrentou diversas situações de alerta. Mas essa é a primeira vez que acontece um atentado dessa natureza em muitos anos", disse. "A sociedade sueca é muito aberta. Historicamente, recebeu e recebe imigrantes, exilados. Essa política se mantém no governo atual", pontuou em entrevista à rádio BandNews FM. (Com agências internacionais) 

Per Haljestam/Reuters
Ambulância presta socorro a pedestres no centro de Estocolmo

Caminhão atropela e mata pedestres em Estocolmo

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos