Marido da rainha Elizabeth vai se afastar da vida pública, anuncia Palácio de Buckingham

Do UOL, em São Paulo

O Palácio de Buckingham comunicou na manhã desta quinta-feira (4) que o marido da rainha Elizabeth 2ª, o príncipe Philip, Duque de Edimburgo, que fará 96 anos no próximo mês, se afastará de suas funções públicas no outono.

O motivo do afastamento não foi informado.

O comunicado foi feito após reunião de emergência com todo o corpo de funcionários da família real britânica, convocada ainda na madrugada e realizada logo no início da manhã --o que, a princípio, gerou uma série de especulações a respeito da saúde da rainha e do príncipe.

Reprodução
Comunicado divulgado pelo Palácio de Buckingham sobre aposentadoria do príncipe Philip
Lord Chamberlain, oficial mais alto da Casa Real, e o braço direito da Rainha Elizabeth 2ª, Sir Christopher Geidt, é que teriam convocado a reunião.

Segundo o jornal "The Daily Mail", primeiro a noticiar a reunião, nem os empregados mais antigos da rainha foram informados de antemão do que se tratava. A eles teria sido dito apenas que a informação a ser comunicada 'afetaria a todos'.
 
Reuniões com os funcionários do reino costumam ser habituais, ao menos uma vez por ano, mas o que causou estranheza desta vez foi o horário em que todos foram chamados, no meio da noite. 
 
Já nas primeiras horas da manhã era grande o número de súditos da rainha a se aglomerar em frente o palácio. Jornalistas locais, da mesma forma instigados, também se deslocaram com suas equipes e câmeras para a frente da residência oficial.
 
Daniel Leal-Olivas/AFP
Jornalistas posicionam-se em frente o Palácio de Buckingham após anúncio de reunião
O jornalista Peter Hunt, correspondente da BBC para assuntos da família real, disse em sua conta no Twitter que acreditava não haver razão para preocupação com a saúde da rainha e do duque.
 
Na quarta-feira (3), a rainha se encontrou com a primeira-ministra britânica, Theresa May, em Londres, para tratar das eleições gerais no Reino Unido. Já o príncipe Philip inaugurou um campo de críquete.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos