Marido da rainha Elizabeth vai se afastar da vida pública, anuncia Palácio de Buckingham
O Palácio de Buckingham comunicou na manhã desta quinta-feira (4) que o marido da rainha Elizabeth 2ª, o príncipe Philip, Duque de Edimburgo, que fará 96 anos no próximo mês, se afastará de suas funções públicas no outono.
O motivo do afastamento não foi informado.
O comunicado foi feito após reunião de emergência com todo o corpo de funcionários da família real britânica, convocada ainda na madrugada e realizada logo no início da manhã --o que, a princípio, gerou uma série de especulações a respeito da saúde da rainha e do príncipe.
Lord Chamberlain, oficial mais alto da Casa Real, e o braço direito da Rainha Elizabeth 2ª, Sir Christopher Geidt, é que teriam convocado a reunião.
Segundo o jornal "The Daily Mail", primeiro a noticiar a reunião, nem os empregados mais antigos da rainha foram informados de antemão do que se tratava. A eles teria sido dito apenas que a informação a ser comunicada 'afetaria a todos'.
Reuniões com os funcionários do reino costumam ser habituais, ao menos uma vez por ano, mas o que causou estranheza desta vez foi o horário em que todos foram chamados, no meio da noite.
Já nas primeiras horas da manhã era grande o número de súditos da rainha a se aglomerar em frente o palácio. Jornalistas locais, da mesma forma instigados, também se deslocaram com suas equipes e câmeras para a frente da residência oficial.
O jornalista Peter Hunt, correspondente da BBC para assuntos da família real, disse em sua conta no Twitter que acreditava não haver razão para preocupação com a saúde da rainha e do duque.
Na quarta-feira (3), a rainha se encontrou com a primeira-ministra britânica, Theresa May, em Londres, para tratar das eleições gerais no Reino Unido. Já o príncipe Philip inaugurou um campo de críquete.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.