Eleição na França: Esplanada do Louvre é evacuada após alerta de segurança

  • Kamil Zihnioglu/AP

    Soldados patrulham a esplanada do Museu do Louvre, em Paris

    Soldados patrulham a esplanada do Museu do Louvre, em Paris

A esplanada do Museu do Louvre, em Paris, onde o candidato Emmanuel Macron planeja comemorar sua vitória caso vença neste domingo (7) o segundo turno da eleição presidencial francesa, foi evacuada brevemente no início da tarde (horário local) em razão de um alerta de segurança, informou uma fonte policial. Horas depois, após uma varredura da polícia, o local foi liberado.

Tratou-se "apenas de dissipar as dúvidas", acrescentou a mesma fonte ouvida pela agência de notícias "AFP". As autoridades estabeleceram um perímetro de segurança ao redor da área e mobilizaram uma equipe de policiais, que assegurou não haver perigo.

Uma testemunha relatou à agência "Efe" que o perímetro marcado pelas forças de segurança chegou praticamente ao Rio Sena.

As verificações foram concluídas pouco antes das 14h30 (9h30 de Brasília), após as autoridades descartarem qualquer ameaça.

Segundo um porta-voz do movimento Em Marcha!, de Macron, a evacuação foi realizada depois que cães da polícia francesa detectaram um "pacote suspeito".

"Como medida de precaução, foi decidido retirar todo mundo da sala de imprensa e de parte da entrada, dentro do grande desdobramento de segurança previsto para hoje", informou a porta-voz.

Os franceses votam neste domingo para decidir quem irá governar o país nos próximos cinco anos, se o centrista pró-europeu Emmanuel Macron ou a candidata da extrema direita eurófoba Marine Le Pen. (Com agências)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos