Topo

Blogueiro muçulmano comove Manchester com pedido de abraço: "você confia em mim?"

Do UOL, em São Paulo

30/05/2017 17h16

O blogueiro muçulmano Baktash Noori sensibilizou a população de Manchester ao ficar de braços abertos, com os olhos vendados, com um cartaz que diz: "Sou muçulmano e confio em você. Você confia em mim o suficiente para me dar um abraço?"

O "experimento social", como classificou Noori, aconteceu na última sexta (26), quatro dias depois do atentado que matou 22 pessoas após um show da cantora pop Ariana Grande na cidade inglesa. Ele ficou cerca de uma hora, e a reação das pessoas, surpresas e emocionadas, fez a ação valer a pena.

O blogueiro muçulmano Baktash Noori sensibilizou a população de Manchester ao ficar de braços abertos, com os olhos vendados, com um cartaz que diz: "Sou muçulmano e confio em você. Você confia em mim o suficiente para me dar um abraço?" O "experimento social", como classificou Noori, aconteceu na última sexta (26), quatro dias depois do atentado que matou 22 pessoas após um show da cantora pop Ariana Grande na cidade inglesa.  - Reprodução/YouTube The Life of Bako - Reprodução/YouTube The Life of Bako
Imagem: Reprodução/YouTube The Life of Bako

"Estava um pouco nervoso nos primeiros 30 segundos, mas depois que eu ganhei o primeiro abraço, com um comentário amável de um senhor, me senti muito melhor. A cada abraço, os comentários que recebi foram fantásticos. Alguns ficavam com lágrimas nos olhos, e não é difícil a partir de um abraço ou de um tom de voz de uma pessoa ver o quanto o dia dela, e o meu, ficou melhor", disse Noori ao "Manchester Evening News".

"Os muçulmanos normalmente são representados, por alguns, como terroristas. Tento ignorar esse tipo de comentário nas redes sociais, mas esse incidente em Manchester me afetou bastante. Foram muitos comentários e crimes de ódio por toda a rede, e me machuca bastante."

No fim do vídeo, Noori pede às pessoas que não discriminem uma comunidade por um erro individual. E pede às pessoas que espalhem amor, não ódio.

O blogueiro publicou o vídeo completo em seu canal do YouTube, "The Life of Bako" ("A Vida de Bako"). A experiência não foi inédita: após os atentados de Paris em novembro de 2015, o muçulmano britânico Yusef Pirot fez o mesmo pedido aos parisienses nas ruas da capital francesa.