Topo

Milhões de americanos acham que leite com achocolatado vem de vacas marrons, diz pesquisa

Reprodução/UOL/Shutterstock
Imagem: Reprodução/UOL/Shutterstock

Colaboração para o UOL

16/06/2017 16h41

De onde vêm os leites achocolatados? Se você respondeu “de vacas marrons” - mas não achamos que seja o caso -, você pensa como 7% dos norte-americanos adultos e sua resposta está errada. Diante do número impressionante, é bom deixar claro: o leite achocolatado é feito da mistura de leite de vaca (muitas delas marrons, é verdade), chocolate e açucar.

A alta taxa de pessoas que acreditam que o achocolatado sai pronto de uma vaca marrom foi identificada por uma pesquisa feita online pelo Centro de Pesquisa de Laticínios dos Estados Unidos (Innovation Center of U.S. Dairy), que ouviu mais de mil norte-americanos adultos. Isso significa que, só nos EUA, mais de 16 milhões de pessoas pensam assim, de acordo com a pesquisa.

Mas esse não é o único número de que surpreendeu diversos veículos de imprensa norte-americanos. Quase metade das pessoas ouvidas (48%) disseram que não tem certeza sobre de onde vem o achocolatado. Isso mesmo o leite sendo uma das bases da alimentação dos norte-americanos: só 5% deles não tomam a bebida.

O respeitado jornal Washington Post aproveitou para lembrar que o desconhecimento da população sobre a origem dos alimentos é chocante. No começo dos anos 1990, um em cada cinco norte-americanos não sabia que hambúrguer é feito de carne. Ou outra pesquisa, essa mais recente, com alunos de 10 a 12 anos de uma escola da Flórida, mostrou que 30% deles não sabia que queijo era feito de leite.