Topo

Turistas depredam ponto turístico da Islândia com inscrição: "manda nudes"

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL

19/06/2017 10h26

Turistas depredaram uma das famosas colinas de musgo na Islândia, um dos pontos turísticos do país, escrevendo a frase "Send nudes" (manda nudes). O guia turístico Gunnar Birginson encontrou o vandalismo próximo a Nesjavellir, no sul do país, e compartilhou a imagem do crime em um grupo do Facebook.

Segundo o New York Post, não é a primeira vez que a colina é danificada desta forma, e o aumento das "inscrições" em inglês preocupa Birginsson de que esteja se tornando uma moda entre os turistas. "Há alguns anos, um islandês foi lá e escreveu seu nome e com isso começou tudo. As outras pessoas passaram a copiar", completa o guia. Apesar de parecer uma brincadeira inocente, o musgo pode demorar anos para crescer novamente.

Esse não tem sido o único hábito prejudicial dos turistas. Birginsson afirma que é frequente os visitantes defecarem no campo e dirigirem fora das estradas, deixando marcas de pneu permanentes em áreas de preservação. Em um caso, chegaram até a pixar uma casa de fazenda abandonada.

Ponto turístico por conta dos musgos é depredado com inscrições na Islândia - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Segundo o jornal Independent, tudo isso é resultado de um grande crescimento do turismo na Islândia. Nos últimos seis anos, o número de visitantes triplicou. Somente em 2017, são esperados 2,3 milhões de turistas, 7 vezes mais que a população da ilha. O boom de viajantes preocupa os ambientalistas e guias turísticos do país, que pedem ao governo para tratar o caso como um desastre ambiental.

Para o guia Árni Tryggvason, os danos causados podem durar décadas. "As inscrições vão ficar lá por pelo menos 70 anos. É uma visão horrível e serve como uma espécie de desafio para pessoas superficiais que veem aquilo e querem imitar. Nós temos que ensinar os visitantes que temos tolerância zero com esse tipo de comportamento", completa.