Inusitado: Drone vira ferramenta de resgate e salva montanhistas e cachorro perdidos

Colaboração para o UOL

  • Reprodução/Facebook

Uma ferramenta ainda incomum para busca e resgate ajudou a encontrar duas pessoas e um cachorro perdidos em uma caminhada na cidade de Wisconsin, Estados Unidos, na última quinta-feira. O time de busca e resgate do condado de Douglas achou os caminhantes usando um drone.

Depois de caminhar na região próxima ao Devil's Head - um resort da região muito procurado por snowboaders no inverno - dois homens e seu cachorro ficaram perdidos após saírem erroneamente da trilha. Mesmo com pouco sinal de celular, eles conseguiram ligar para a emergência.

Os voluntários do time de busca e resgate do condado de Douglas chegaram na área aproximadamente às 16h15 da quinta (hora local) para procurar a dupla e o cão perdidos na trilha. Logo depois das 18h, eles conseguiram contato visual com o trio, pelas imagens captadas pelo drone. Brevemente, um time de busca fez contato com eles a pé.

"Ao invés de ficar a noite inteira procurando, nós resolvemos o caso em quatro horas", disse o comandante das buscas, Bruce Fosdick, ao canal Fox 31 de Denver. O projeto de usar drones foi lançado na primavera norte-americana (outono no Brasil), e, depois de um treinamento em campo com pilotos de drone, a nova ferramenta se mostrou benéfica nas primeiras vezes em que foi colocada à prova, além de ser econômica em comparação ao uso de helicópteros.

Reprodução/Facebook
Reportagem da CBS mostra o drone usado no resgate

O comandante, que está no time de busca e resgate desde 1966, disse que os tempos mudaram: "50 anos atrás, basicamente tudo era feito por um grupo alinhado em linha reta que atravessava o campo. Agora, cientificamente, nós tentamos muito mais. Usamos vários recursos diferentes: cachorros, drones, helicópteros. Nós tentamos fazer muito mais com menos pessoas, e tentamos fazer muito mais rápido".

A nova ferramenta é também muito mais econômica para uma equipe que é cheia de voluntários: "Se você tentar uma aeronave, vai ver que é muito cara", disse Fosdick. "Se eu trouxer um helicóptero, nós estaremos falando de US$ 1.000 ou US$ 2.000 por uma hora de voo. Nós somos todos voluntários. Não temos um orçamento como esse".

O time de busca e resgate do condado de Douglas é sustentado por doações. Todo resgate que eles fazem é gratuito.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos