Topo

Chapéu da rainha Elizabeth causa alvoroço por parecer símbolo da União Europeia

21.jun.2017 - A rainha Elizabeth 2º e o príncipe Charles na abertura do ano legislativo no Parlamento britânico, em Londres - Carl Court via AP
21.jun.2017 - A rainha Elizabeth 2º e o príncipe Charles na abertura do ano legislativo no Parlamento britânico, em Londres Imagem: Carl Court via AP

Colaboração para o UOL

21/06/2017 13h58

Um pronunciamento da rainha Elizabeth 2ª no Parlamento britânico nesta quarta-feira (21) gerou alvoroço em tabloides locais e nas redes sociais. O motivo não foi o conteúdo do discurso, mas o chapéu que a monarca escolheu para a ocasião – para muitos, uma referência à bandeira da União Europeia.

Vale lembrar que o Reino Unido decidiu deixar o bloco numa apertada votação no ano passado, aprovando o movimento que ficou conhecido como Brexit. No discurso desta quarta, a rainha falou da prioridade do governo, que é “garantir consenso amplo” para alcançar “o melhor acordo possível” no processo de saída.

mídia indoor, bélgica, bruxelas, euro, europa, zona, europeu, mercado, bandeira, símbolo, economia, política, união europeia, internacional, comunidade - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

No entanto, se as palavras da rainha sempre apontaram neutralidade desde o início do processo, o chapéu escolhido para o discurso (azul com detalhes dourados) traz para muitos a mensagem de que ela é uma “remainer”, como é conhecido o grupo que defendia a permanência.

Pouco depois da aparição de Elizabeth, o Twitter ganhou centenas de montagens comparando o chapéu à bandeira da União Europeia e comentários do tipo: “a rainha Elizabeth é uma remainer? Seu chapéu dá uma dica”; "será que a rainha subliminarmente mostrou sua opinião sobre o Brexit ao vestir um chapéu que se parece um pouco a bandeira da UE?"; “Feliz por ver Vossa Majestade com um chapéu da União Europeia hoje”.

A semelhança também não passou despercebida nos sites de jornais locais. “Será que a Rainha está querendo dizer algo com este chapéu”, questiona o "Telegraph", enquanto o "Daily Mail" destaca que o accessório “suspeitamente” lembrava a bandeira do bloco. Já o "Express" destaca as reações de internautas e chama o caso de “conspiração do chapéu”.

Além de abordar o Brexit, a Rainha, com seu suspeito chapéu azul, apresentou uma lista de projetos de lei que a primeira-ministra Theresa May pretende aprovar nos próximos dois anos no Parlamento e disse que o governo quer desenvolver uma um novo plano de combate ao terrorismo – em resposta aos recentes ataques que o Reino Unido sofreu.

Veja a repercussão:

"A rainha quer ficar (no Brexit)? Seu chapéu pode dar uma pista"

"A rainha mostrou como ela se sente sobre o Brexit vestindo um chapéu que é igual à bandeira da UE?"

"Esse chapéu parece a bandeira da UE"

"Que fabuloso! A rainha usa a bandeira da UE no seu chapéu"