Informação de plano para matar líder da Coreia do Norte assusta Kim Jong-un

Do UOL, em São Paulo

  • KCNA via Reuters

    Kim Jong-un prefere sair ao amanhecer por causa do temor de ser assassinado

    Kim Jong-un prefere sair ao amanhecer por causa do temor de ser assassinado

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, está "extremamente nervoso", segundo a agência de inteligência da Coreia do Sul. O motivo seria um plano para eliminar o comando do regime norte-coreano, um plano que está sendo chamado de "operação decapitação".

"Kim está muito envolvido com o volume de informações sobre a 'operação decapitação' enviadas pela sua agência de inteligência", disse o deputado sul-coreano Lee Cheol-woo.

Lee participou de uma reunião com parlamentares sul-coreanos e integrantes do Serviço Nacional de Inteligência (NIS, na sigla em inglês) a respeito da Coreia do Norte neste mês.

Os rumores sobre o "plano decapitação" surgiram em 2015, quando os EUA e a Coreia do Sul assinaram um "Plano de Operação 5015", uma estratégia conjunta para cenários de guerra com a Coreia do Norte. De acordo com a Brookings Institute, uma ONG baseada em Washington voltada para a pesquisa de políticas internacionais, o plano "prevê guerra limitada com ênfase em ataques preventivos contra alvos estratégicos na Coreia do Norte e 'assaltos de decapitação' para exterminar líderes norte-coreanos".

Já o jornal "Korea Herald" diz que a Coreia do Sul e os EUA estão tentando estabelecer uma força especial para deter a liderança de Pyongyang em uma eventual ação de contenção. A força seria criada até o final deste ano com o objetivo de "eliminar Km Jong-un e paralisar o comando do Norte e seu sistema de controle".

"Uma operação especial dos EUA contra Kim Jong-un nas condições atuais poderia fazer a caçada a Osama bin Laden parecer fácil", disse Mark Sauter, um ex-militar americano e que atuou na zona desmilitarizada entre as Coreias durante a Guerra Fria. "Pyongyang é cercada por armamentos antiaéreos e Kim Jong-un sempre se move cercado por guardas e em geral em região próxima ou mesmo em complexos subterrâneos", acrescenta.

A palavra "decapitação" e os rumores sobre o plano parecem ter mexido com o humor de Kim Jong-un.

Preocupado com as ameaças de assassinato, Kim Jong-un tem preferido sair só ao amanhecer e usar os carros de seus subordinados. Por exemplo, ele tem preferido usar um carro Lexus de seu funcionário do que o seu Mercedes-Benz 600, segundo o serviço de inteligência sul-coreana.

O líder norte-coreano reduziu suas atividades públicas de propaganda "significativamente", segundo a inteligência sul-coreana. O motivo, segundo a NIS, seria que o ditador teria começado a se sentir mais confiante sobre o seu domínio sobre o país. "O número de atividades caiu 32% desde o ano passado", disse a NIS na reunião com parlamentares sul-coreanos.

Nesta quarta-feira (27), a Coreia do Norte disse ter emitido uma ordem permanente para a execução da ex-presidente da Coreia do Sul Park Geun-hye e de seu chefe de espionagem pela tentativa de assassinar o líder norte-coreano.

A agência de notícias oficial da Coreia do Norte, KCNA, disse que "revelações mostraram" que Park tinha arquitetado um plano para matar a "liderança suprema" norte-coreana em 2015, e que o país está impondo a "pena de morte à traidora Park Geun-hye". Park foi deposta em março devido a um escândalo de corrupção e está detida enquanto aguarda o julgamento.

A KCNA não revelou a fonte da informação, mas um jornal japonês informou nesta semana que Park tinha aprovado em 2015 um plano para derrubar o líder do regime norte-coreano.

Coreia: uma península dividida em dois; entenda

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos