Topo

Trump constrange repórter ao interromper ligação e chamá-la para elogiar "lindo sorriso"

Joshua Roberts/Reuters
Imagem: Joshua Roberts/Reuters

Colaboração para o UOL

28/06/2017 11h09

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a causar polêmica na terça-feira (27), desta vez por interromper uma ligação para o primeiro-ministro da Irlanda para elogiar o sorriso de uma repórter que havia sido convidada para cobrir a conversa. A própria jornalista descreveu a cena como “bizarra”.

O fato aconteceu no Salão Oval, gabinete do presidente na Casa Branca. Trump ligou para Leo Varadkar para parabenizá-lo pela escolha como premiê, surpreendendo ao convidar a imprensa irlandesa para assistir à ligação.

Pelo Twitter, a correspondente em Washington da Rádio Teilifís Éireann, Caitriona Perry, compartilhou um vídeo e descreveu o que chamou de "momento bizarro" proporcionado por Trump.

Em determinado momento, ele interrompe a conversa para contar que está com os correspondentes irlandeses em frente a ele. Trump então comenta que a Irlanda tem uma "bonita imprensa" e convida Perry a se levantar, perguntando seu nome e seu veículo de imprensa. Então, diz ao telefone: "Ela tem um bom sorriso no rosto, então eu aposto que ela te trata bem", deixando a repórter constrangida.

Em texto publicado no site da rádio, Perry conta que normalmente a imprensa fica do lado de fora da janela da Casa Branca e que era isso que ela esperava acontecer na terça. "Mas, em vez disso, nós fomos convidados a acompanhar a ligação do presidente para o primeiro-ministro. Quando nós entramos, ele já estava no telefone, mas eu chamei sua atenção e ele me chamou", contou.

Trump tem casos anteriores ligando-o a comportamentos machistas, tendo sido acusado, inclusive, de assédio sexual.