Topo

Jovem italiana salva a vida do pai com técnica vista em Grey's Anatomy

Série "Grey"s Anatomy" virou decisiva para jovem salvar pai de ataque cardíaco - Reprodução/Grey"s Anatomy
Série "Grey's Anatomy" virou decisiva para jovem salvar pai de ataque cardíaco Imagem: Reprodução/Grey's Anatomy

Colaboração para o UOL

11/07/2017 16h42

Uma estudante italiana de 18 anos da comuna de Montale, na Toscana, tornou-se heroína ao salvar a vida de seu pai, de 54 anos, com um conhecimento médico nada acadêmico: tirado da série norte-americana Grey's Anatomy, que registra o dia a dia de um hospital. O homem sofreu um infarto agudo do miocárdio e contou com ajuda rápida e decisiva da jovem para sobreviver.

O caso aconteceu há alguns dias, mas foi divulgado nesta terça-feira (11) por autoridades da Toscana. Além da experiência vinda da série de TV, a garota contou ainda com o auxílio de uma operadora da central de serviços médicos de emergência da Itália, que a guiou por telefone. Ela, então, continuou a fazer massagem cardíaca em seu pai.

"Eu estava dormindo quando fui acordada abruptamente pela minha mãe, por volta das 6h, porque meu pai não acordava ou respirava mais. Eu entrei no quarto e ele estava deitado na cama, inconsciente", relembra a estudante.

Segundo a jovem, a ambulância chegou apenas depois de 10 minutos, período no qual ficou a cargo dela executar a massagem cardíaca - sem um segundo sequer de pausa. Após a chegada ao local a equipe de resgate usou um desfibrilador imediatamente no seu pai, assim como outras manobras de ressuscitação.

O homem foi submetido a um eletrocardiograma, transmitido do local de atendimento a um cardiologista do Hospital de San Jacopo, na região da Pistoia. Ele foi diagnosticado com um infarto agudo do miocárdio e direcionado ao tratamento adequado.

Transferido para a ala de hemodinâmica do hospital, o homem de 54 anos foi recebido pela equipe de intervenção cirúrgica que, rapidamente, o submeteu a uma angioplastia coronária na artéria responsável afetada. Ele recebeu alta após alguns dias de tratamento intensivo.