Topo

Garoto com Down vira herói na Itália após salvar criança de afogamento

Valerio Catoia virou herói na Itália após salvar menina de afogamento na praia - Reprodução
Valerio Catoia virou herói na Itália após salvar menina de afogamento na praia Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

14/07/2017 15h52

Valerio Catoia, um jovem atleta de 17 anos com síndrome de Down, virou um “verdadeiro herói” para seus amigos, parentes e treinador depois de salvar uma criança de afogamento na praia de Sabaudia, próxima à capital italiana de Roma.

De acordo com informações publicadas pelo jornal local Corriere della Sera nesta sexta-feira (14), Valerio tomava banho de mar por volta das 9h na companhia da irmã Gaia, 11, e do pai, Gianni, quando os três começaram a ouvir gritos.

“No começo pensamos que era uma brincadeira. Levou alguns segundos para percebermos que eram duas meninas que estavam se afogando”, disse o pai. “Chegamos perto delas. Valerio pegou uma delas, colocou no ombro virada para cima e foi em direção à praia”.

Quem viu a cena destaca que Valerio fez tudo sozinho, cansado e enfrentando ondas cada vez mais altas até a chegada dos salva-vidas. “Ele manteve a cabeça acima da água, como aprendeu uma vez em cursos”, diz o pai.

Esporte é uma verdadeira paixão do jovem herói, que treina natação quatro vezes por semana e atletismo duas, conforme contou ao jornal Roberto Cavana, seu treinador há cerca de dez anos.

A disciplina foi recompensada com resultados, com destaque para a medalha de prata nos 50 m livre e o quinto lugar nos 50 m costas no Campeonato Nacional de Natação da Fisdir (federação italiana de esportes para pessoas com deficiência intelectual).

Cavana ainda ressaltou a importância de um trabalho pioneiro feito na região, o qual ofereceu curso de salvamento para jovens com deficiência como Valerio.

Durante a primeira edição dos Trisome Games, uma Olimpíada para atletas com Síndrome de Down realizada em Florença em 2016, Valerio deu inclusive uma demonstração prática do que aprendeu para juízes internacionais.

"Mas uma coisa é salvar um boneco na piscina, outra é uma criança de carne e osso, com ondas altas e o sol em seu rosto", exalta o treinador.