Londres registra 5 ataques com ácido em pouco mais de 1h; adolescente é detido

Do UOL, em São Paulo

Um adolescente foi detido na noite desta quinta-feira (13) em Londres suspeito de envolvimento em cinco ataques com ácido, ocorridos dentro de pouco mais de uma hora no nordeste de Londres. Segundo a imprensa londrina, todas as vítimas foram atingidas no rosto e levadas para hospitais. Uma delas, em estado grave, com grande risco de sequelas.

As ocorrências foram registradas nos bairros de Hackney, Stoke Newington e Islington, e a polícia acredita que elas estejam interligadas e tenham sido praticadas por dois rapazes - agentes estão em busca do segundo suspeito.

Uma moradora de Hackney postou imagens no Twitter logo depois de um dos ataques. Em um vídeo também postado na internet, um policial derrama água sobre os olhos de um rapaz que havia acabado de ser atacado. 

Segundo a BBC, o primeiro ataque ocorreu por volta das 22h25 no horário local (18h25 em Brasília) na Hackney Road, uma via de grande movimentação. Um homem de 32 anos, segundo a polícia, foi abordado por um casal, que o atingiu no rosto com um produto corrosivo. Em seguida, as duas pessoas teriam fugido com a motocicleta da vítima.

Às 22h49, um homem afirma ter sido atacado por dois homens, que apareceram em uma moto, em Islington. Também dois homens teriam agido por volta das 23h05 na rua Shoreditch High, atingindo mais uma pessoa.

Outros dois ataques, em circunstâncias parecidas, teriam ocorrido às 23h18 e 23h37. 

O número de ataques com ácido tem crescido no Reino Unido, segundo a BBC. Em 2015, foram 261; em 2016, a polícia registrou 458; e somente neste ano, 119 ataques do tipo.

De acordo com o tabloide Daily Mail, especialistas dizem que o ácido está se tornando a arma preferida de muitos criminosos, como aqueles que querem usá-la em  assaltos, porque seu porte não é ilegal e ela pode ser comprada em qualquer loja de ferragens.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos