Topo

Arábia Saudita prende jovem que apareceu de minissaia em local público

30.mar.2016 - Homens e mulheres sauditas durante feira de convenções em Riad, na Arábia Saudita - Sergey Ponomarev/The New York Times - Sergey Ponomarev/The New York Times
Mulheres sauditas usando abayas em evento público em Riad
Imagem: Sergey Ponomarev/The New York Times

Do UOL, em São Paulo

18/07/2017 13h07

A polícia da Arábia Saudita prendeu uma jovem que estava vestindo minissaia em um local público e publicou vídeo de si mesma nas redes sociais.

A TV estatal saudita disse nesta terça-feira (18) que a polícia da capital Riad prendeu a mulher por vestir "roupas imodestas" e enviou o caso para a promotoria pública do país.

A jovem saudita agitou as redes sociais no final de semana após publicar um vídeo dela vestida de minissaia e blusa justa caminhando em local público. Alguns sauditas pediram para ela ser presa enquanto outros a defenderam.

Sites de notícias ligados ao governo disseram na segunda-feira (17) que integrantes do governo estavam verificando a possibilidade de tomar ações contra a mulher, que teria violado as regras do país para vestimenta. Mulheres na Arábia Saudita devem vestir roupas longas e folgadas conhecidas como "abayas" quando estiverem em público. Muitas mulheres também cobrem o cabelo e o rosto com um véu negro.

O vídeo foi inicialmente compartilhado no Snapchat e mostra a jovem caminhando em uma área vazia de um forte histórico em Ushaiager, uma vila ao norte da capital, Riad, na região do deserto de Najd, local de origem de muitas das tribos e famílias conservadoras da Arábia Saudita.

Após a publicação do vídeo, o Twitter foi inundado com usuários pedindo a prisão da mulher e outros defendendo que a liberdade de se vestir não deveria ser considerada crime.

Ibrahim al-Munayif, um escritor saudita com mais de 41.000 seguidores no Twitter, escreveu em seu perfil oficial que permitir que pessoas desobedeçam a lei leva ao caos. "Assim como nós chamamos as pessoas a respeitar as leis quando elas viajaram para cá, as pessoas deveriam respeitar as leis de seu país", escreveu.

Outros defenderam a jovem publicando imagens do presidente dos EUA Donald Trump visitando a Arábia Saudita, em maio. Na ocasião, a primeira-dama americana Melania Trump e a filha Ivanka estavam vestidas com trajes com mangas longas e cobertas até o pescoço, mas não tinham a cabeça coberta ou usaram a abaya.

melania riad - Mandel Ngan/ AFP - Mandel Ngan/ AFP
A primeira-dama Melania Trump conversa com o príncipe saudita Nayef bin Abdulaziz al-Saud durante recepção na corte em Riad
Imagem: Mandel Ngan/ AFP

O site de notícias saudita Okaz afirma que autoridades em Ushaiager chamaram o governador da região e a polícia para tomar medidas contra a mulher em resposta à publicação do vídeo, mas não deram mais detalhes.

As redes sociais são bastante populares na conservadora Arábia Saudita. Mais da metade da população do país tem menos de 25 anos.