Topo

Brasil não vai reconhecer o resultado da votação na Venezuela, diz Itamaraty

AFP
Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

30/07/2017 21h06Atualizada em 31/07/2017 13h28

O governo brasileiro não vai reconhecer o resultado da votação para a Assembleia Constituinte na Venezuela. A informação foi confirmada ao UOL pelo Itamaraty neste domingo (30), horas antes do fechamento das urnas no país vizinho.

Em nota, a chancelaria brasileira afirma que a nova assembleia constituinte “formaria uma ordem constitucional paralela, não reconhecida pela população, agravando ainda mais o impasse institucional que paralisa a Venezuela”.

“O governo brasileiro condena o cerceamento do direito constitucional à livre manifestação e repudia a violenta repressão por parte das forças do Estado e de grupos paramilitares, como a que aconteceu ao longo do dia de hoje”, diz o comunicado.

“A iniciativa do governo de Nicolás Maduro viola o direito ao sufrágio universal, desrespeita o princípio da soberania popular e confirma a ruptura da ordem constitucional na Venezuela.”

A nota conclui pedindo a suspensão da constituinte e insiste para o diálogo de Maduro com a oposição, abrindo caminho para “uma transição política pacífica e a restaurar a ordem democrática, a independência dos poderes e o respeito aos direitos humanos”.

EUA e Argentina também disseram neste domingo que não reconhecerão o resultado. A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, disse que a assembleia é "outro passo para a ditadura" na Venezuela e expressou sua rejeição a um executivo "ilegítimo" nesse país.

Em uma mensagem no Twitter, a diplomata qualificou de "falsas" as eleições convocadas por Maduro sem referendo prévio e a partir das quais mais de 500 membros eleitos da ANC redigirão uma nova Constituição e terão aval para reordenar o Estado. "A eleição falsa de Maduro é outro passo para a ditadura. Não aceitaremos um governo ilegítimo. O povo da Venezuela e sua democracia prevalecerão", escreveu Nikki.

O governo da Argentina disse que a eleição é "ilegal". "O governo argentino lamenta que o governo venezuelano, ignorando os pedidos da comunidade internacional, inclusive dos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), tenha prosseguido com a eleição de uma Assembleia Constituinte", disse a chancelaria argentina em um comunicado.

Para o governo de Mauricio Macri, a eleição realizada na Venezuela e "não cumpre com os requisitos impostos pela Constituição desse país" e tem a finalidade de "assegurar a continuidade do atual regime".

Além disso, a Argentina advertiu que a votação "não respeita a vontade de mais de sete milhões de cidadãos venezuelanos que se pronunciaram contra a sua realização". O governo argentino pediu "mais uma vez ao governo de Nicolás Maduro que respeite a vontade popular e a própria Constituição venezuelana dada pelo então presidente (Hugo) Chávez".

Na sexta, a Colômbia já tinha dito que também não reconheceria a votação. "Essa Assembleia Constituinte tem uma origem espúria e, por conseguinte, tampouco poderemos reconhecer os seus resultados", disse o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

Ao se referir a "um país vizinho que está vivendo uma época de obscurantismo", o governante insistiu em "uma solução pacífica" na Venezuela, afundada há quatro meses em uma onda de protestos que já deixou mais de cem mortos.

Maduro celebra Assembleia Constituinte

AFP

Manifestantes presos

A ONG Foro Penal Venezuelano (FPV) contabilizou neste domingo 64 detidos até o momento durante os protestos contra as eleições. O FPV apontou através do Twitter que 30 dessas detenções aconteceram no estado Zulia, no noroeste do país, enquanto em Mérida (oeste) e Monagas (este) houve cinco detidos em cada.

No estado de Aragua houve seis apreensões, três na capital venezuelana, três em Carabobo (centro norte), e outras três em Anzoátegui (nordeste) foram detidas em protestos. Em Miranda (centro), Táchira e Trujillo, houve dois em cada estado; em Lara e Cojedes, houve um em cada. No sul do país também há um detido até o momento, no estado Bolívar, segundo a ONG. (Com Efe e AFP)