Topo

"Visibilidade zero". Piloto pousa avião após para-brisas ser destruído por granizo

Piloto faz pouso de emergência na Turquia, com avião danificado após tempestade - Reprodução/Twitter
Piloto faz pouso de emergência na Turquia, com avião danificado após tempestade Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL

31/07/2017 15h30

Foi de maneira impressionante que um piloto ucraniano de um avião que fazia a rota Istambul-Erkan, da Turquia para o Chipre, salvou a vida 127 passageiros na última quinta-feira (27). Segundo a agência The Aviation Herald, 121 passageiros e seis membros da tripulação estavam a bordo de um Airbus A320 da empresa Atlasglobal.

Atingido por uma tempestade de granizo a uma altitude de 1.200 metros, o piloto conseguiu aterrissar com segurança em Istambul, embora sua visão estivesse praticamente encoberta pelos danos causados ao para-brisas do avião.

"Não será possível pousar, não vai pousar", gritavam os funcionários do aeroporto de Ataturk ao avistarem a aeronave, tudo gravado no vídeo que ganhou a internet mostrando o pouso de emergência.

O avião foi atingido por fortes ventos e pedras de granizo com o tamanho de um ovo de galinha. A aeronave da empresa turca Atlasglobal ficou bastante danificada.

O herói tem nome: o piloto Alexander Akopov, com 30 anos de experiência. Segundo o engenheiro-piloto Oleg Lungul, o capitão precisou realizar o “pouso cego” utilizando apenas a janela lateral. “Quando ele pousou, todos no aeroporto de Ataturk aplaudiram. Os pilotos de outros aviões cumprimentaram de seus aviões com piscar de luzes e vieram a bordo para cumprimentá-lo pessoalmente”, contou o engenheiro em sua conta no Facebook.

"Todos os canais turcos mostraram o pouso. Quando os caras chegaram ao hotel, nós e a equipe do hotel saímos aplaudindo. É realmente digno de respeito", concluiu Lungul.