Topo

Tentativa de fuga durante julgamento deixa mortos em tribunal russo

Policiais caminham pela entrada principal de tribunal na região de Moscou, Rússia - Andrey Nikerichev/Moscow News Agency via AP
Policiais caminham pela entrada principal de tribunal na região de Moscou, Rússia Imagem: Andrey Nikerichev/Moscow News Agency via AP

Do UOL, em São Paulo

01/08/2017 10h32

Pelo menos três pessoas foram mortas e duas ficaram feridas durante uma tentativa de fuga em um tribunal perto de Moscou. As vítimas foram identificadas como membros de um quadrilha de roubo de carros e seriam julgados nesta terça-feira (1º), segundo um comunicado da polícia russa.

Processados por "banditismo", os cinco homens "atacaram os policiais no elevador" do tribunal da região de Moscou e "tentaram pegar suas armas", afirma o comunicado.

Um membro da Guarda Nacional e dois policiais também ficaram feridos no incidente, segundo a mesma fonte.

A agência de notícias Tass disse que a troca de tiros começou depois que alguns dos acusados tentarem pegar armas de seguranças do tribunal e fazer reféns.

tiroteio rússia tribunal - Andrey Nikerichev/Moscow News Agency photo via AP - Andrey Nikerichev/Moscow News Agency photo via AP
Vítima de tiroteio é retirada por equipe médica do tribunal
Imagem: Andrey Nikerichev/Moscow News Agency photo via AP

O Comitê de Investigação da Rússia disse que cinco acusados algemados estavam sendo escoltados por dois guardas no elevador. Um dos presos tentou estrangular um guarda. Depois, de alguma forma, um dos detidos conseguiu escapar e pegar a arma dos guardas.

A promotoria da região de Moscou disse que investiga se os guardas violaram algum procedimento de segurança durante a escolta.

Segundo a agência de notícias Efe, os acusados seriam julgados no tribunal por 17 acusações de assassinato e assaltos à mão armada.

A imprensa russa chamou os acusados de "gangue GTA", em referência ao famoso game "Grand Theft Auto".

Os homens que seriam julgados eram acusados de aterrorizar motoristas em Moscou por meses em 2014. Procuradores disseram que os membros da gangue colocavam  pregos nas estradas forçando os motoristas a deixarem o carro e depois atirando neles para matar.