Topo

Trump diz que Kim Jong-un tomou decisão "sábia" sobre plano de lançar mísseis

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Trump - AFP
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Trump Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

16/08/2017 10h18

O presidente Donald Trump saudou nesta quarta-feira a decisão 'sábia e pensada' do líder norte-coreano Kim Jong-un, que anunciou ter dado uma pausa no plano de lançar mísseis contra o território americano de Guam.

"Kim Jong -un, da Coreia do Norte, tomou uma decisão muito sábia e muito bem pensada", escreveu Trump no Twitter.

"A alternativa teria sido catastrófica e inaceitável", acrescentou na mesma mensagem.

Na segunda-feira (14), a imprensa estatal da Coreia do Norte disse que o ditador norte-coreano Kim Jong-un foi informado sobre os planos militares para atacar os arredores da ilha de Guam, onde os EUA mantêm bases militares. A nota da agência norte-coreana, entretanto, tenta reduzir a tensão entre os dois países, afirmando que Kim vai observar as ações dos Estados Unidos por mais um tempo antes de tomar uma decisão.

"Os Estados Unidos, que foram os primeiros a trazer inúmeros equipamentos nucleares estratégicos para perto de nós, devem primeiro tomar a decisão certa e mostrar ações se quiserem aliviar as tensões na península coreana e evitar um confronto militar perigoso", disse Kim, segundo a KCNA. O líder norte-coreano ordenou que o Exército fique sempre preparado caso ele decida atacar.

De acordo com a agência sul-coreana Yonhap, Kim "examinou o plano por um longo tempo" durante a inspeção do comando da Força Estratégica. Na semana passada, a Coreia do Norte tinha dito que um plano para atacar os arredores de Guam estaria pronto até o fim do mês de agosto.

Guam está na linha de fogo do confronto verbal entre o regime norte-coreano e o presidente americano, Donald Trump, que prometeu "fogo e ira" contra Pyongyang em caso de ataque.

Xingamento e indiretas marcam guerra verbal entre EUA e Coreia do Norte

UOL Notícias

O regime de Pyongyang detalhou na semana passada o plano para disparar em meados de agosto quatro mísseis contra as águas territoriais de Guam, com uma população de 163 mil habitantes e que conta com status de "territórios não-incorporado aos Estados Unidos". Seriam usados quatro mísseis Hwasong-12. Especialistas em defesa estimam que um míssil de alcance médio-longo Hwasong-12 lançado pelo regime norte-coreano demoraria entre 14 e 15 minutos para percorrer os 3.430 quilômetros até alcançar a ilha.

Em Guam, as bases militares dos EUA ocupam um quarto dos 540 quilômetros quadrados da ilha, onde há 6 mil soldados desdobrados, e desde ali operam os caça-bombardeiros B-1B com capacidade nuclear. (Com as agências internacionais)