Topo

Líderes globais manifestam solidariedade às vítimas do ataque em Barcelona

Do UOL, em São Paulo

17/08/2017 18h43

Líderes de todo o mundo condenaram o atentado que deixou ao menos 13 mortos e mais de 100 feridos em Barcelona nesta quinta-feira (17). Mensagens de condolência aos familiares das vítimas do ataque também foram enviadas por mandatários de diversos países.

"Os terroristas não vão triunfar jamais sobre um povo unido que ama a liberdade em face à barbárie", tuitou Mariano Rajoy, chefe do governo espanhol.

Por meio de seu perfil no Twitter, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ofereceu ajuda e pediu que os espanhóis "sejam firmes e fortes" neste momento de luto. "Nós amamos vocês", completou.

O presidente do Brasil, Michel Temer, escreveu em seu perfil oficial no Twitter, que o país está "consternado" com o ataque ocorrido em Barcelona. "Estamos consternados com o ataque em Barcelona. O Brasil se solidariza com o povo espanhol. Nossos sentimentos à família das vítimas", escreveu.

O Itamaraty também se pronunciou sobre o assunto: "O governo brasileiro deplora veementemente o ataque terrorista", diz o comunicado. "O Brasil reitera sua condenação a todo e qualquer ato de terrorismo, qualquer que seja sua motivação."

Europa

Também pela rede social, Emmanuel Macron, presidente da França, prestou solidariedade às vítimas do ataque. "Meu pensamento e a solidariedade da França vão às vítimas do trágico atentado em Barcelona. Permaneçamos unidos e determinados", declarou.

Steffen Seibert, porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, também se manifestou, classificando de “revoltante” o atentado. "Nós pensamos com profunda tristeza nas vítimas do ataque revoltante de Barcelona - com solidariedade e amizade nos espanhóis”, escreveu em sua página no Twitter.

Em nome da União Europeia, o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, manifestou “solidariedade às vítimas do atentado terrorista e apoio total às autoridades”, ressaltando que “toda a UE está unida em defesa da paz".

O Vaticano, por sua vez, por meio do porta-voz do Vaticano, Greg Burk, afirmou estar “acompanhando com grande preocupação o que está acontecendo em Barcelona, ressaltando que “o papa reza pelas vítimas deste atentado e deseja expressar sua proximidade ao povo espanhol, especialmente aos feridos e às famílias dos falecidos”.

"A loucura assassina dos terroristas atinge Barcelona", escreveu no Twitter Didier Reynders, ministro de Relações Exteriores da Bélgica, cujo país foi agredido severamente por atentados de extremistas. "Estamos novamente solidários e com os pensamentos nas vítimas e nas pessoas próximas".

Paolo Gentiloni, chefe do governo italiano, escreveu: "Barcelona, a esplêndida, a amiga, foi atacada. A Itália está perto das autoridades locais e espanholas. Nossos pensamentos se voltam para as pessoas atingidas;" 

Outros países e autoridades

Quem também se manifestou, em telegrama enviado ao rei da Espanha Felipe 6º, foi o presidente da Rússia, Vladimir Putin. "Condenamos energicamente este cruel e cínico crime contra cidadãos pacíficos. O ocorrido confirma uma vez mais a necessidade de uma união real dos esforços de toda a comunidade mundial em uma luta sem compromisso contra as forças do terror”, escreveu o líder russo.

Já o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu ao "mundo civilizado para lutar contra o terrorismo". "Vimos novamente hoje à noite que os ataques de terrorismo chegam a todos os lugares", afirmou em um comunicado.

Ao se manifestar, o Ministério de Relações Exteriores da Turquia condenou "com a maior firmeza" o ataque. "Nós reiteramos nossa resolução de ficarmos solidários à Espanha, que é uma amiga e aliada da Turquia, e de fornecer para esse fim toda a ajuda possível".

Pelo Twitter, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg classificou o ataque como "terrível". "Meus pensamentos estão com os que foram afetados. Continuamos unidos na luta contra o terrorismo".

Em nota, o Mercosul disse que "repudia com veemência o ataque terrorista" e manifestou "condolências às famílias das vítimas, com votos de pronta recuperação aos feridos."