Topo

Belga em férias com a família, dois italianos: conheça as vítimas do atentado em Barcelona

Manu Fernandez/AP Photo
Imagem: Manu Fernandez/AP Photo

Do UOL*, em São Paulo

18/08/2017 13h32Atualizada em 21/08/2017 10h50

Aos poucos, vão sendo conhecidas as vítimas do atentado terrorista ocorrido na quinta em Barcelona. Entre as 13 pessoas atropeladas nas Ramblas, importante ponto turístico da cidade, em uma tarde de verão. 

Entre os mortos, há turistas que passeavam em família e um jovem italiano que aproveitava as férias com a namorada.

Além das vítimas fatais no centro de Barcelona, um segundo ataque em Cambrils matou a 14ª pessoa.

Oficialmente, entre mortos e feridos há pessoas de 35 nacionalidades diferentes. De acordo com o Itamaraty, não há informações de brasileiros atingidos. 

Elke Vanbockrjick visitava Barcelona ao lado do marido e de dois filhos - Toms Hardware Italy/via AP - Toms Hardware Italy/via AP
Elke Vanbockrjick visitava Barcelona ao lado do marido e de dois filhos
Imagem: Toms Hardware Italy/via AP

Mãe de dois filhos

A belga Elke Vanbockrijck, 44, visitava a cidade ao lado de seu marido e de seus filhos de 10 e 14 anos. A turista, da cidade de Tongeren, morreu na quinta após o atentado.

Ela trabalhava em um banco belga e aproveitava as férias com a família na Espanha, segundo moradores de sua cidade. De acordo com a agência AP, o marido e os filhos não foram feridos durante o ataque. 

Elke era conhecida por gostar muito de futebol. Segundo o presidente do time KFC Heur Torgeren falou à AP, a belga estava quase diariamente no clube acompanhando os treinos e partidas de seus filhos.

No Twitter, o vice-premiê da Bélgica, Didier Reynders, lamentou o ocorrido. "Envio minhas condolências à família e aos seus próximos."

Italiano teria salvado filho

O italiano Bruno Gullota, 35, estava na cidade com a esposa e seus dois filhos pequenos. Um colega de trabalho de Gulotta, que conversou com sua esposa, contou à agência Ansa que ele teria salvado seus dois filhos antes de ser atingido pela van, ao se jogar em frente aos filhos quando o veículo se aproximada. 

A mulher de Gulotta teria dito ainda que o marido segurava a mão do filho de seis anos quando o ataque aconteceu. A família é de Legnano.

Bruno Gulotta (ao centro de preto), em foto com colegas de trabalho - Tom's Hardware Italy/ via AP - Tom's Hardware Italy/ via AP
Bruno Gulotta (ao centro de preto), em foto com colegas de trabalho
Imagem: Tom's Hardware Italy/ via AP

No site oficial da Tom's Hardware, amigos de Gulotta fizeram uma homenagem com fotos e um longo texto.

"Ontem à tarde, terroristas em Barcelona mataram o amigo e colega Bruno Gulotta, diretor de marketing e vendas de hardware da Tom. Hoje, para nós é um dia de luto. Nos reunimos todos em apoio à Martina e os dois filhos de Bruno", diz um dos trechos.

Engenheiro com namorada

Outro italiano, Luca Russo tinha 25 anos e estava passeando na cidade catalã com a namorada.

Luca morreu e Marta Scomazzon, sua namorada, está entre os feridos e internada por conta de fraturas ósseas, segundo a agência Ansa.  

Espanhol de 60 anos

O espanhol Francisco Lopez Rodríguez, de 60 anos, morreu também após atropelamento nas Ramblas. Segundo o jornal El País, ele era nascido em Granada e passeava pelo calçadão com sua mulher, que está internada com ferimentos graves.   

Argentina com cidadania espanhola

O governo da argentina confirmou que Silvina Alejandra Pereyra morreu no ataque. Ela tinha dupla cidade argentina e espanhola e morava em Barcelona há anos.

Menino australiano de 7 anos está desaparecido

Quatro australianos foram feridos foram feridos no ataque. Três solicitam ajuda ao consulado e um deles está desaparecido.

O menino de sete anos Julian Alessando Cadman se perdeu da mãe durante o ataque, segundo informações do seu avô inglês Tony Cadman.

A primeira-ministra britânica Theresa May informou que o governo inglês está fazendo buscas atrás da criança.

Cadman, que mora em Sidney, postou um apelo no Facebook acrescentando que a mãe de Julian está gravemente ferida, mas em condição estável.

Além da criança, outros três australianos foram feridos e solicitaram ajuda ao consulado.

De acordo com o governo australiano, uma mulher de New South Wales foi gravemente ferida e dois homens de Victoria receberam atendimento médico e foram dispensados na sequência.

Canadense viajava com a mulher

Um canadense morreu no ataque, de acordo com o primeiro-ministro do país, Justin Trudeau.

Ian Moore Wilson morava em Vancouver e viajava com a esposa, Valerie, que também ficou ferida. A informação foi confirmada por usa filha, Fiona Wilson.

Além deles, outros quatro canadenses foram feridos no ataque, que Trudeau definiu como “um ataque terrorista covarde”.

Cuba

Ao menos cinco cubanos foram feridos nos dois ataques. Todos passam bem. Dois dos cinco já foram liberados do hospital.

28 franceses

Há ao menos 28 turistas franceses entre os feridos, oito deles em estado grave. Entre eles há ainda quatro crianças.

O ministro de relações exteriores francês Jean-Yves Le Drian viajou para Barcelona “para assegura o apoio francês à Espanha”.

Grécia

O governo grego informou que ao menos um grego foi ferido durantes os ataques. Na mídia grega uma mão disse que seus dois filhos foram feridos.

Alemanha

Ao menos 13 alemães foram feridos nos ataques, alguns gravemente. O governo alemão, no entanto, não confirma se há ou não mortos.

Hong Kong

Um turista de Hong Kong foi levemente ferido no ataque, de acordo com a agência de notícias chinea Xinhua. Não há informações sobre outros turistas chineses entre as vítimas.

Hungria

Uma húngura foi ferida levemente. De acordo com o governo do país, ela recedbeu atendimento médico e foi liberada.

Irlanda

O departamento irlandês de assuntos exteriores confirmou que uma família de quatro pessoas foi ferida no ataque. Os pais são originalmente das Filipinas, mas naturalizados irlandeses.

Norman e Pederlita Putot estavam no local com os filhos Nathaniel e Pearl. Norman teve ferimentos no joelho e Nathaniel, de 5 anos, quebrou o fêmur. A mãe e a filha passam bem.

Macedônia

O governo da Macedônia confirmou que um cidadão do país foi ferido. Ele quebrou o tornozelo, mas passa bem.

Holanda

Três holandeses foram feridos no ataque. Em comunicado, o governo do país informou que eles estão recebendo tratamento no hospital e já entraram em contato com suas famílias.

Peru

Uma mulher peruana foi ferida. Ela foi atendida e liberada do hospital.

Romênia

Três cidadão romenos foram feridos no ataque. Dois estão em situação estável no hospital e o terceiro teve ferimentos leves.

Taiwan

De acordo com o noticiário local taiwanês, dois turistas do país que participavam de uma excursão foram feridos, mas passam bem.

Turquia

Um turco está gravemente ferido em função do ataque. O nome da vítima não foi divulgado.

Americano comemorava aniversário de casamento

O casal Heidi Nunes, 40, e Jared Tucker, 46, registraram o momento em que tomavam uma sangria, drinque típico da Espanha, nas Ramblas, calçadão turístico de Barcelona.

Minutos depois da foto, o clima de comemoração do primeiro aniversário de casamento acabou. "No seguinte momento só havia berros e gritaria", disse Nunes à rede norte-americana NBC News.

18.ago.2017 - O casal Heidi e Jared nas Ramblas, antes do atentado - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
O casal Heidi e Jared nas Ramblas, antes do atentado
Imagem: Reprodução/Facebook

O casal se separou durante o caos.

A NBC New confirmou a morte de Jared com a família. Heidi sobreviveu a tragédia das Ramblas. "Eu entrei num quiosque de souvenir para me esconder, enquanto todo mundo corria e gritava", ela detalhou.

Portuguesa de 74 anos

António Costa, primeiro-ministro de Portugal, informou que uma portuguesa de 74 anos está entre os mortos do atentado das Ramblas. A vítima estava acompanhada da neta, de 20 anos.

Segundo jornais portuguesas, a vítima seria moradora da região de Lisboa. 

Dos 126 feridos nos ataques, 61 receberam alta, mas 17 continuam em estado crítico, segundo o mais recente balanço.

* Com agências de notícias

Aplausos e silêncio: o dia seguinte em Barcelona

UOL Notícias