Topo

Saiba quem são os suspeitos do atentado que matou 13 pessoas em Barcelona

Objetos pessoais de Moussa Oukabir na casa de seus pais, em Ripoli, na Espanha - Francisco Seco/AP
Objetos pessoais de Moussa Oukabir na casa de seus pais, em Ripoli, na Espanha Imagem: Francisco Seco/AP

Do UOL, em São Paulo

18/08/2017 19h41

A polícia catalã afirmou, nesta sexta-feira (18), que todos os envolvidos no atropelamento em massa que matou 13 pessoas em Barcelona (Espanha), na quinta-feira (17), e uma em Cambrils (norte espanhol), nesta madrugada, foram mortos.

Todos são marroquinos, não têm antecedentes criminais ou por terrorismo, possuem menos de 25 anos e viviam na cidade de Ripoli, também no norte espanhol.

Repórter do UOL relata tensão em praça de Barcelona logo após atentado

UOL Notícias

Eles foram mortos no resort catalão de Cambrils, a 120 km de Barcelona, depois de, segundo a polícia, novamente lançarem seus carros contra pedestres e policiais. No carro utilizado pelos suspeitos foram encontrados um machado e facas. Todos vestiam coletes explosivos.

Quem são eles

Suspeitos em Barcelona - Divulgação via AFP Photo - Divulgação via AFP Photo
Imagem: Divulgação via AFP Photo

Moussa Oukabir, 17 anos -- acusado de dirigir a van em Barcelona, que teria sido alugada em nome do irmão Driss Oukabir, 28, o primeiro preso na operação e que diz ter os documentos roubados pelo adolescente. Tem como apelido "Soprano". Segundo o jornal catalão "La Vanguardia", chegou no domingo (13) do Marrocos. Segundo a polícia, ele teria usado o documento do irmão para alugar duas vans --a que executou o atropelamento em massa na região central da cidade catalã e a utilizada na fuga e posteriormente encontrada em Cambrils. Não tinha antecedentes por terrorismo ou criminais. Investigações apontam que Moussa integrava uma célula terrorista com mais 11 pessoas.

Said Aalla, 18 anos -- Nasci em Mirt, no Marrocos, vivia em Ripoli. Também não tinha antecedentes criminais. Vestia colete explosivo --uma forma de intimidar os policiais que fossem interpelá-lo

Mohamed Hychani, 24 anos -- Também nascido em Mirt, no Marrocos, morava com os pais na espanhola Ripoli. A polícia não encontrou antecedentes criminais ou por prática de terrorismo. Seu irmão, Omar, de 21 anos, também teria participado do ataque.

Younes Abouyaaqoub, 20 anos  -- o último dos suspeitos mortos identificado pela polícia, também vinha da marroquina Mirt e tinha residência fixa em Ripoli, na casa dos pais. Também não tinha passagem pela polícia espanhola.