Topo

Temer recebe presidente do Paraguai para discutir segurança na fronteira e economia

Horacio Cartes e Michel Temer se encontraram em outubro de 2016, em Assunção - Beto Barata/Presidencia de Brasil
Horacio Cartes e Michel Temer se encontraram em outubro de 2016, em Assunção Imagem: Beto Barata/Presidencia de Brasil

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

20/08/2017 04h00

O presidente Michel Temer (PMDB) receberá nesta segunda-feira (21) o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, no Palácio do Planalto, em Brasília. Entre os principais temas a serem discutidos entre os mandatários estão as relações econômicas entre os dois países, a segurança na fronteira, a tentativa de revitalização do Mercosul e a crise política da Venezuela.

De acordo com o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, a visita de Estado acontece em um momento em que as visões estratégicas de ambos os países se convergem e os governos estão engajados na agenda de modernização econômica para o crescimento e a geração de empregos.

Segundo apurou o UOL, Temer e Cartes conversarão sobre a manutenção da usina hidrelétrica binacional de Itaipu, investimentos em infraestrutura, como a construção de mais pontes sobre os rios Paraná e Paraguai, e simplificações tributárias e aduaneiras no comércio automotivo.

O Brasil tem o segundo maior estoque de investimentos diretos no Paraguai e, nos últimos três anos, mais de 80 empresas brasileiras foram instaladas no país movimentando mais de R$ 200 milhões. Por sua vez, o Brasil é o principal destino dos produtos paraguaios.

Quanto à segurança na fronteira, os presidentes vão avaliar as operações conjuntas realizadas para combater o crime organizado e programar ações futuras. Desde o anúncio do Planalto Nacional de Segurança pelo governo Temer em janeiro deste ano, os ministros das Relações Exteriores e da Defesa de ambos os países têm se dedicado a reforçar a vigilância entre os dois países. 

De acordo com a Presidência, a fronteira Brasil-Paraguai tem 1,3 mil km de extensão e é densamente povoada. O Paraguai, inclusive, conta com a segunda maior comunidade brasileira no exterior, de cerca de 300 mil pessoas.

No âmbito do Mercosul, Temer e Cartes vão ressaltar a necessidade de resgatar os propósitos originais do bloco com ênfase na democracia, nos direitos humanos e no livre mercado entre seus membros. As prioridades são continuar as conversas para o fim de barreiras comerciais e fitossanitárias, avançar no acordo para a participação de empresas dos países em compras governamentais e progredir nas negociações econômicas com a União Europeia.

Em relação à Venezuela, os dois presidentes são críticos do governo de Nicolás Maduro, condenam a instalação da Assembleia Constituinte com a repressão da oposição no país e devem reforçar esse posicionamento no Planalto. A Venezuela foi suspensa novamente do Mercosul no início deste mês por violação dos direitos humanos. O país já havia sido suspenso do bloco em dezembro do ano passado por não atender a todas as exigências do acordo de adesão.

Após as conversas reservadas, Temer e Cartes assinarão atos e discursarão sobre os assuntos debatidos na visita oficial. O governo brasileiro oferecerá um almoço para a delegação paraguaia no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. Na oportunidade, Temer e Cartes deverão discursar novamente e trocar cumprimentos.

Este será o terceiro encontro entre Temer e Cartes como presidentes. Em outubro de 2016, o brasileiro foi para Assunção, capital do Paraguai, em viagem relâmpago depois de ida à Argentina. Na ocasião, eles discutiram a segurança nas fronteiras, o desenvolvimento da região e o Mercosul. O segundo encontro aconteceu durante cúpula do bloco em Mendoza, na Argentina, em julho deste ano. Na ocasião, o Brasil assumiu a presidência rotativa do Mercosul. O próximo país a assumir o comando do grupo no primeiro semestre de 2018 será justamente o Paraguai.