Topo

Serviço secreto evita ataque terrorista em avião com bomba implantada em Barbie

Boneca Barbie foi usada para esconder bomba em ataque frustrado por autoridades - Divulgação/Mattel
Boneca Barbie foi usada para esconder bomba em ataque frustrado por autoridades Imagem: Divulgação/Mattel

Colaboração para o UOL

21/08/2017 11h57

O serviço secreto do Líbano disse ter conseguido frustrar os planos de um grupo de terrorista nesta segunda-feira (21). Os suspeitos planejavam detonar o explosivo após entrar na aeronave com uma bomba escondida dentro de uma boneca Barbie e um moedor de carne. As autoridades do país conseguiram evitar um atentado terrorista.

A aeronave iria sair da Austrália com destino a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A informação foi confirmada pelo Ministro do Interior do Líbano, Nouhad Machnouk. Segundo o político, os extremistas usariam uma boneca e um utensílio doméstico para enganar as autoridades e levar os explosivos a bordo.

Segundo informações da emissora "Sky News", o Ministro do Interior do Líbano, Nouhad Machnouk, revelou que o plano não teve sucesso porque a bagagem onde os artefatos estavam não pôde ser embarcada devido ao excesso de peso: tinham quase 7kg a mais do que o permitido pela empresa aérea.

Machnouk afirmou ainda que o grupo era formado por quarto irmãos líbano-australianos. Dois deles, Khaled e Mahmoud Khayyat, foram presos na Austrália no último dia 29, acusados de terrorismo. Sobre o terceiro, sabe-se que era integrante do grupo terrorista Estado Islâmico e vivia na cidade de Raqqa, no norte da Síria.

Já o quarto irmão, Amer, seria um dos passageiros do voo e ficaria responsável por derrubá-lo minutos após a decolagem. Porém, acabou preso ainda no Líbano, quando saiu de um voo vindo da Austrália no mês de julho.

“Teríamos aproximadamente 400 pessoas no voo, sendo que 120 eram libaneses. A intenção deles era punir os Emirados Árabes e a Austrália por ajudarem os Estados Unidos na luta contra o terrorismo”, afirmou Nouhad.

“Quando quatro libaneses se unem na Austrália para explodir um avião, isso significa que o mundo todo deve trabalhar junto para evitar esse tipo de ataque. Todas as agências de inteligência pelo mundo devem se comunicar, 24 horas por dia, para que possamos acabar com o terrorismo”, finalizou.

Caso semelhante na Austrália

No início deste mês, a polícia australiana revelou como um comandante do EI havia ordenado que um grupo de terroristas colocasse uma bomba em um voo da Etihad Airways que sairia de Sydney.

O plano, considerado um dos ‘mais sofisticados’ já produzidos na Austrália, foi frustrado pelas autoridades momentos antes de acontecer, quando os terroristas já haviam posicionado os explosivos em uma mala no aeroporto da cidade, assim como um segundo ataque, que envolvia a dispersão de um gás tóxico.