Topo

Suspeito de atropelamento em Barcelona esfaqueou homem após ataque; polícia amplia busca

Imagens de Younes Abouyaaqoub, que teria matado 14 pessoas nos atentados na Espanha - Spanish Interior Ministry via AP
Imagens de Younes Abouyaaqoub, que teria matado 14 pessoas nos atentados na Espanha Imagem: Spanish Interior Ministry via AP

Do UOL, em São Paulo

21/08/2017 09h45Atualizada em 21/08/2017 11h34

O marroquino Younes Abouyaaqoub, suspeito de ter sido o motorista da van que matou 13 pessoas atropeladas na última quinta-feira em Barcelona, esfaqueou e assassinou um homem horas após o ataque, informou a polícia nesta segunda.

O homem, identificado como Pau Pérez, 34, foi encontrado morto dentro de seu carro, um Ford Focus, pouco depois ter sido esfaqueado por Abouyaaqoub, que teria usado o veículo para escapar de um controle policial.

Com isso, já são 15 as vítimas dos atentados na Espanha na semana passada - uma outra pessoa morreu em um ataque na cidade de Cambrils, também na quinta, que envolveu a mesma célula terrorista.

A busca por Abouyaaqoub, de 22 anos, foi ampliada nesta segunda-feira a toda Europa, após um alerta transmitido pelo governo regional da Catalunha. Segundo a polícia regional, o suspeito é perigoso e está armado.

"Temos que falar com as polícias europeias para divulgar a identidade, porque esta pessoa não seria procurada apenas na Catalunha, seria procurada em todos os países europeus", afirmou o ministro regional do Interior, Joaquim Forn em uma entrevista à Catalunya Radio.

Forn descartou a possibilidade de Abouyaaqoub estar entre os suspeitos mortos na quarta-feira em uma casa de Alcanar, cidade a 200 km de Barcelona, onde a célula jihadista preparava explosivos, que detonados por acidente deixaram o grupo sem bombas para cometer os atentados que, segundo a polícia, haviam planejado.

Passo a passo: entenda o que aconteceu nos atentados

UOL Notícias

Cronologia dos ataques

De acordo com as imagens divulgadas nesta segunda-feira pelo jornal El País, Abouyaaqoub escapou ao atravessar o popular mercado de La Boquería, usando óculos escuros. Depois atravessou grande parte de Barcelona a pé, até a saída sul da cidade.

Segundo a investigação, o homem sequestrou um Ford Focus na sequência e esfaqueou o proprietário, escapando em seguida de um controle policial.

Abouyaaqoub morava em Ripoll, 100 km ao norte de Barcelona, uma localidade próxima aos Pirineus e de onde procediam a maioria dos suspeitos. Nesta segunda, foram realizadas mais operações na cidade.

Depois do ataque em Barcelona, a célula jihadista executou um ataque em Cambrils, 120 km ao sul de Barcelona, onde matou mais uma pessoa.

Atentado em Barcelona deixa mortos e centenas de feridos

UOL Notícias

Os suspeitos

Suspeitos de atentado em Barcelona - Divulgação via AFP Photo - Divulgação via AFP Photo
Suspeitos dos atentados na Espanha
Imagem: Divulgação via AFP Photo

Dos demais 11 integrantes da célula terrorista, cinco foram mortos no atentado de Cambrils, quatro estão detidos e as autoridades suspeitam que dois morreram na explosão de Alcanar.

Uma das figuras-chave da investigação é o imã de Ripoll, o marroquino Abdelbaki Es Satty, que teria doutrinado a célula e que segundo a polícia pode ter morrido em Alcanar.

O imã morou em Machelen, na periferia de Bruxelas, "entre janeiro e março de 2016", segundo o prefeito da localidade vizinha de Vilvorde, Hans Bonte.

Também teria mantido contato na prisão, de onde saiu em janeiro de 2012, com um homem acusado de terrorismo, informou a polícia catalã.

As autoridades espanholas entraram em contato com o Ministério Público belga para obter informações sobre Es Satty, o porta-voz do órgão, Thierry Werts.

"Posso confirmar que têm ocorrido verificações a pedido das autoridades espanholas. Este imã esteve presente na Bélgica (...) Era totalmente desconhecido para o Ministério Público", apontou o porta-voz, que não quis dar detalhes sobre a estadia do imã no país. (Com agências internacionais)