Topo

#LigadoNoMundo - Tabuleiro do War tem regiões esquisitonas (e reais) que até deram nome para cachorro

Tabuleiro War - Arte/UOL - Arte/UOL
Norte da Rússia tem um monte de nome esquisitão no tabuleiro do War
Imagem: Arte/UOL

Marcelo Tuvuca

Do UOL, em São Paulo

24/08/2017 04h00

Gosta dos jogos de tabuleiro? Então talvez você já tenha gastado horas tentando dominar o mundo no clássico jogo War. E se você ficou imaginando o que eram aquelas regiões de nome estranho como Vladivostok, Mackenzie, Labrador e Dudinka, o Ligado No Mundo vai te explicar o que existe de verdade nesses territórios esquisitões.

São basicamente dois países imensos (e gelados) que têm regiões de nome doido no War: Canadá e Rússia.

No jogo, o Canadá é dividido em quatro: Mackenzie, Vancouver, Ottawa e Labrador. Vancouver é fácil: é a principal cidade da costa oeste do país. Ottawa também: é a capital canadense.

Ok, mas e Labrador? Isso não é um cachorro? Sim, é um cachorro que teve origem nessa região, a península do Labrador, no leste do Canadá. No tabuleiro do War, a região do Labrador inclui a província de Quebec, e nela estão duas cidades importantíssimas do país: Montreal e Quebec, os principais centros da antiga colônia francesa na América do Norte.

Quebec guarda toda sua origem francesa e é muito diferente do resto do país, que teve influência britânica. Inclusive tem muita gente em Quebec que até hoje quer que a província vire um país independente, longe das amarras do Canadá de origem anglicana.

E o que é Mackenzie, no norte do país? É tanto o nome de um rio como o de uma montanha que ficam nessa região.

O norte do Canadá é basicamente um território lindíssimo e gelado. A maior parte da população que mora lá é indígena, de diferentes origens, mas que já foram conhecidos genericamente como "esquimós". E lá é muito frio. A temperatura fica abaixo de zero na maior parte do ano e no inverno pode chegar a -50°C.

No outro lado do mundo, a Rússia está dividida em 6 regiões no tabuleiro do War: Moscou, Omsk, Dudinka, Tchita, Sibéria e Vladivostok. Moscou, a capital, a gente já conhece.

O jogo tem uma região específica chamada Sibéria, mas esse é, na verdade, um nome mais genérico para denominar todo esse território ao norte da Rússia. Que é muito frio e também misterioso. Existem cidades da época da União Soviética que abrigavam instalações nucleares e estações de teste que até hoje são secretas.

E tem umas áreas bem remotas. Na década de 1970 foi encontrada uma família que vivia isolada numa cabana desde 1936, sem saber da existência da Segunda Guerra Mundial e da ida do homem à Lua.

Omsk, Dudinka, Tchita e Vladivostok, destacadas no tabuleiro do War, são todas cidades da gigantesca região da Sibéria.

Vladivostok fica perto da fronteira com a China e a Coreia do Norte. Lá fica o fim da Ferrovia Transiberiana, que vem de Moscou. Nada mais nada menos que 9 mil quilômetros de trilhos, ou uma ida e volta do Oiapoque ao Chuí aqui no Brasil.

No War também tem a região de Aral, abaixo da Sibéria, que na verdade é o Cazaquistão. No tabuleiro ela ganhou o nome do Mar de Aral, que um dia foi um dos maiores lagos do mundo. Em 40 anos, 90% do Mar de Aral secou porque os soviéticos usaram sua água para irrigar plantações.

Acompanhe o #LigadoNoMundo às quintas-feiras, a cada 15 dias, e saiba um pouco mais sobre esse planeta cheio de peculiaridades e curiosidades. A próxima edição entra no ar em 7 de setembro.