#LigadoNoMundo - Tabuleiro do War tem regiões esquisitonas (e reais) que até deram nome para cachorro

Marcelo Tuvuca

Do UOL, em São Paulo

Gosta dos jogos de tabuleiro? Então talvez você já tenha gastado horas tentando dominar o mundo no clássico jogo War. E se você ficou imaginando o que eram aquelas regiões de nome estranho como Vladivostok, Mackenzie, Labrador e Dudinka, o Ligado No Mundo vai te explicar o que existe de verdade nesses territórios esquisitões.

São basicamente dois países imensos (e gelados) que têm regiões de nome doido no War: Canadá e Rússia.

Arte/UOL
Norte da Rússia tem um monte de nome esquisitão no tabuleiro do War

No jogo, o Canadá é dividido em quatro: Mackenzie, Vancouver, Ottawa e Labrador. Vancouver é fácil: é a principal cidade da costa oeste do país. Ottawa também: é a capital canadense.

Ok, mas e Labrador? Isso não é um cachorro? Sim, é um cachorro que teve origem nessa região, a península do Labrador, no leste do Canadá. No tabuleiro do War, a região do Labrador inclui a província de Quebec, e nela estão duas cidades importantíssimas do país: Montreal e Quebec, os principais centros da antiga colônia francesa na América do Norte.

Quebec guarda toda sua origem francesa e é muito diferente do resto do país, que teve influência britânica. Inclusive tem muita gente em Quebec que até hoje quer que a província vire um país independente, longe das amarras do Canadá de origem anglicana.

E o que é Mackenzie, no norte do país? É tanto o nome de um rio como o de uma montanha que ficam nessa região.

O norte do Canadá é basicamente um território lindíssimo e gelado. A maior parte da população que mora lá é indígena, de diferentes origens, mas que já foram conhecidos genericamente como "esquimós". E lá é muito frio. A temperatura fica abaixo de zero na maior parte do ano e no inverno pode chegar a -50°C.

No outro lado do mundo, a Rússia está dividida em 6 regiões no tabuleiro do War: Moscou, Omsk, Dudinka, Tchita, Sibéria e Vladivostok. Moscou, a capital, a gente já conhece.

O jogo tem uma região específica chamada Sibéria, mas esse é, na verdade, um nome mais genérico para denominar todo esse território ao norte da Rússia. Que é muito frio e também misterioso. Existem cidades da época da União Soviética que abrigavam instalações nucleares e estações de teste que até hoje são secretas.

E tem umas áreas bem remotas. Na década de 1970 foi encontrada uma família que vivia isolada numa cabana desde 1936, sem saber da existência da Segunda Guerra Mundial e da ida do homem à Lua.

Omsk, Dudinka, Tchita e Vladivostok, destacadas no tabuleiro do War, são todas cidades da gigantesca região da Sibéria.

Vladivostok fica perto da fronteira com a China e a Coreia do Norte. Lá fica o fim da Ferrovia Transiberiana, que vem de Moscou. Nada mais nada menos que 9 mil quilômetros de trilhos, ou uma ida e volta do Oiapoque ao Chuí aqui no Brasil.

No War também tem a região de Aral, abaixo da Sibéria, que na verdade é o Cazaquistão. No tabuleiro ela ganhou o nome do Mar de Aral, que um dia foi um dos maiores lagos do mundo. Em 40 anos, 90% do Mar de Aral secou porque os soviéticos usaram sua água para irrigar plantações.

Acompanhe o #LigadoNoMundo às quintas-feiras, a cada 15 dias, e saiba um pouco mais sobre esse planeta cheio de peculiaridades e curiosidades. A próxima edição entra no ar em 7 de setembro.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos