Topo

Seul faz exercício de mísseis em resposta a teste nuclear da Coreia do Norte

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, inspeciona o programa de armas nucleares - Divulgação/KCNA/Reuters
O líder norte-coreano, Kim Jong Un, inspeciona o programa de armas nucleares Imagem: Divulgação/KCNA/Reuters

Do UOL, em São Paulo

03/09/2017 19h59

A Coreia do Sul informou nesta segunda-feira (4), horário local, que as forças aéreas e o exército realizaram um exercício de mísseis em resposta ao sexto teste nuclear da Coreia do Norte no domingo (3).

O treinamento militar envolveu mísseis de longo alcance de ar-terra e mísseis balísticos, e foi feito apenas por militares sul-coreanos. Estão sendo planejadas mais ações em conjunto com as forças dos Estados Unidos na região, segundo comunicado.

O novo teste norte-coreano foi executado por ordem direta do líder Kim Jong-un, segundo a televisão estatal norte-coreana. Foram mostradas fotografias do ditador em seu escritório e suas habituais imagens de propaganda sobre lançamentos de mísseis anteriores.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) fará uma reunião de emergência às 10h desta segunda-feira (horário local, 11h em Brasília) para discutir uma resposta internacional à Coreia do Norte. O encontro foi convocado a pedido de Estados Unidos, Japão, Reino Unido, França e Coreia do Sul, informou a missão norte-americana na ONU em comunicado neste domingo.

(Com Reuters e agências internacionais)

Conselho de Segurança da ONU vai se reunir na segunda

AFP