"Criança" sobre muro na fronteira entre México e EUA acende discussão sobre imigração

Do UOL, em São Paulo

  • Gregory Bull/ AP

    Painel instalado na fronteira do México com os Estados Unidos

    Painel instalado na fronteira do México com os Estados Unidos

Na fronteira do México com os Estados Unidos, uma criança observa o muro que separa os dois países. Ela não é real, mas está em uma imagem de cerca de 20 metros de altura, instalada pelo artista francês JR na cidade mexicana de Tecate, com o objetivo de provocar discussões sobre imigração.

"Eu me pergunto, esta criança está preocupada com o que irá acontecer? O que ela pensa?", disse o artista ao jornal "The New York Times", após a colocação do painel, que ocorreu nesta semana.

Apesar de a instalação não ter a intenção de responder à administração do presidente Donald Trump, segundo o jornal, ela teve repercussão na semana em que os EUA anunciaram o encerramento do Daca, um programa para jovens imigrantes.

O Daca foi implantado na era Obama para regularizar temporariamente imigrantes em situação ilegal que chegaram aos Estados Unidos quando eram menores de idade.

Na última terça-feira (5), o governo de Trump anunciou a decisão de acabar com o Daca e deu ao Congresso um prazo de seis meses para buscar uma alternativa para o programa.

"Como um artista, eu tento trazer de volta a perspectiva. Para esta criança, não há muros nem fronteiras", afirmou JR ao jornal.

(Com AFP)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos