Brasileira perde casa após furacão e abandona ilha no Caribe: "coração despedaçado"

Colaboração para o UOL

  • Reprodução/Instagram

    Brasileira relata ter perdido tudo após passagem do furacão Irma em São Martinho

    Brasileira relata ter perdido tudo após passagem do furacão Irma em São Martinho

A youtuber Lorrayne Mavromatis, natural de Ribeirão Preto (a 336 quilômetros de São Paulo), mobilizou as redes sociais para pedir ajuda à embaixada brasileira após "perder tudo" com a passagem do furacão Irma. A brasileira teve o apartamento totalmente destruído pela tormenta na ilha franco-holandesa de São Martinho, no Caribe, onde mora com o marido Davi.

Ela e o marido já conseguiram sair da ilha e estão seguros em Porto Rico. Os dois têm cidadania norte-americana embarcaram em um avião da Força Aérea dos Estados Unidos.

Reprodução/Instagram
Youtuber Lorrayne Mavromatis teve que deixar a ilha de São Martinho, no Caribe

No domingo (10), antes de abandonar São Martinho com destino a Porto Rico, Lorrayne escreveu um texto se despedindo da ilha: "Querida ilha de St. Maarten, dizer adeus hoje foi, sem dúvida, a coisa mais difícil que já fiz na minha vida. Meu coração não aceita e nunca vai aceitar a devastação que você e todas as pessoas daqui passaram. Tantas vidas perdidas. Tantos sonhos quebrados. Tantos corações despedaçados". E concluiu: Muito obrigada pelas memórias. Muito obrigada por ter dado a mim e ao Davi a melhor experiência de nossas vidas".

Em nota, o Itamaraty informou que vem monitorando a situação dos brasileiros afetados pela passagem do furacão Irma. Além de São Martinho, o furacão devastou as ilhas britânicas Tortola e Turcas e Caicos. Nas três ilhas, o Itamaraty registrou pouco mais de 60 brasileiros.

Em seu último post no Instagram, a youtuber aparece ao lado do marido e agradece ao exército holandês "por tudo o que fizeram e estão fazendo pela Ilha de St. Maarten". Ela também agradece aos soldados "por saírem do conforto de seus lares e suas famílias para cuidarem de nós". E encerra pedindo: "Por favor, continuem protegendo todos aqueles que ainda permanecem lá".

O Itamaraty afirma que "com a melhoria das condições climáticas, o governo brasileiro decidiu deslocar avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para resgatar os brasileiros que se encontram na ilha de São Martinho, o que deve ocorrer nesta terça-feira (12).

"Três ilhas apresentaram situação de crise com colapso total ou parcial da infraestrutura de transportes, comunicações e abastecimento: São Martinho, Tortola (uma das Ilhas Virgens Britânicas) e Turcas e Caicos (também sob a soberania britânica). Foram registrados, até o momento, pouco mais de 60 brasileiros nessas três ilhas, cerca de 30 em Saint Maarten (lado holandês de São Martinho), 2 em Saint Martin (lado francês), 22 em Tortola e 11 em Turcas e Caicos", informa o comunicado.

"Estamos vivos. E isso não tem preço"

Antes de estar a salvo em Porto Rico, sem internet, a youtuber pediu para sua família postar uma foto mostrando seu apartamento totalmente destruído e contando que ela e seu marido estavam bem, mas perderam tudo: "Perdemos tudo. Não sobrou nada. Nosso prédio foi um dos mais devastados da ilha e apesar de termos perdido tudo , estamos vivos. E isso não tem preço. Ainda estamos no abrigo. Sem água. Sem internet. Sim, os estudantes terão de ser evacuado, pois a ilha está completamente destruída".

 

FOMOS EVACUADOS! ? Hoje, a força aérea Americana nos evacuou e acabamos de chegar em Puerto Rico. Ainda não sabemos quando irão nos evacuar daqui. Mas já estamos em segurança!!! ???Ainda estou em choque. O trauma de todos esses dias foi MUITO grande e ainda não consigo falar muito. Os Brasileiros que estavam com a gente TAMBEM estavam na fila do aeroporto com a gente, só que foram separados da gente para uma outra fila, como não são cidadãos Americanos/Residentes permanentes. Eles iriam tentar acomodar todos que estavam la hoje! Estou tentando entrar em contato com eles e atualizo voces. Como eu disse, eu NÃO vou sossegar, até saber que TODOS nós estamos seguros. Demos NOSSO CARRO pra eles (único bem que acabou "sobrevivendo" ao furacão), caso não consigam serem evacuados hoje, para poderem se deslocar para o abrigo seguro da escola. O governo está novamente falando comigo e não vamos desistir. Eu tenho muito, mais MUITO que agradecer vocês. Eu não sei nem por onde começar no momento. Ainda estou em estado de choque. É tudo muito novo e surreal ainda. ? Eu amo vocês e todo apoio e ajuda que nos deram. Falta muito pouco e todos estarão de volta com suas famílias. Nossa família, é a MAIS forte do Brasil! ? Tenho TUDO gravado, do que aconteceu nesses dias. E quando assistirem.. saibam que VOCÊS estavam la com a gente, em oração. E se TODOS sobrevivemos ao PIOR furacão da HISTÓRIA do Atlântico..é porque tivemos MUITAS orações ao nosso lado nos protegendo. Tenho muita. Muita coisa pra atualizar vocês. Vou tomar um banho - depois de 1 semana sem banho - e volto assim que puder com atualizações. ??

Uma publicação compartilhada por Lorrayne Mavromatis - Oficial (@lorraynemavromatis) em

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos