Incrível: Caçador acha espada viking de 1.100 anos intacta em montanha na Noruega

Colaboração para o UOL

  • Reprodução/Oppland County Council

    Espada se manteve praticamente intacta, mesmo com o clima gelado e úmido por lá

    Espada se manteve praticamente intacta, mesmo com o clima gelado e úmido por lá

Uma arma viking de foi encontrada por um caçador de renas em uma montanha remota do sul da Noruega. O Programa Arqueológico de Glacier do Conselho do Condado de Oppland foi recentemente notificado sobre a espada, que foi encontrada no final de agosto nas altas montanhas na região de Lesja.

"É um tipo comum de espada Viking - o que torna a especial é o contexto da e a preservação, pois foi encontrada 1640 metros acima do nível do mar", explicou o arqueólogo do local, Lars Pilo, à rede de TV Fox News. "Pelo meu conhecimento, uma espada viking nunca foi encontrada em uma lugar tão alto antes".

Reprodução/Oppland County Council

Os pesquisadores até acompanharam o caçador Einar Ambakk, que achou a espada, de volta ao local com um detector de metais, mas não conseguiram achar outros artefatos nas proximidades.

Pilo contou ainda para a reportagem que a espada estava na superfície da montanha por volta de 1100 anos.

"É difícil das pessoas acreditarem que uma espada pode sobreviver mais de mil anos ao ar livre", admitiu o arqueólogo, que acrescentou que para profissionais como ele, isto é menos surpreendente. "Encontramos anteriormente pontas de ferro ainda mais antigas e com o mesmo grau de preservação que esta espada viking".

O arqueólogo elencou alguns fatores que contribuíram para a incrível preservação da espada, como a excelente qualidade do ferro Viking, tanto como as condições frias e secas da montanha. Segundo Pilo, o fato da espada ter sido encontrada em pequenas pedras soltas, em oposição ao solo, ajudou a preservá-la.

"Apenas para ser claro: a espada não é de gelo, embora, claro, teria sido coberto de neve e gelo durante a maior parte do ano", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos