Topo

Furacão Maria sobe para a categoria 4 e deve atingir as ilhas arrasadas pelo Irma no Caribe

NASA via AP
Imagem: NASA via AP

Do UOL, em São Paulo

18/09/2017 18h04

Pela terceira vez neste mês, um furacão avança em direção às já maltratadas ilhas do Caribe e ganha força ao longo do caminho. O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês) elevou o furacão Maria para a categoria 4

O furacão, com ventos de 215 km/h, está a 55 quilômetros a leste da Martinica e vem ganhando força. Foram emitidos alertas para as ilhas de Guadalupe, Dominica, São Cristóvão, Névis e Montserrat e Porto Rico.

Vários lugares, entre eles os EUA e as Ilhas Virgens Britânicas, São Martinho, Anguilla e São Bartolomeu -- todos arrasados pelo furacão Irma neste mês -- também estão sendo monitorados. Enquanto isso, o nordeste dos EUA está se preparando para receber chuvas, erosão de praias e correntes de retorno por um encontro previsto com o furacão José longe do litoral.

Maria é a última de uma série de tempestades que devastaram o Caribe e o Golfo do México durante 2017. Nos últimos 30 dias, os furacões Irma e Harvey deixaram dezenas de mortos e desestabilizaram os mercados energéticos e agrícolas.

Porto Rico, que está na rota do furacão, ainda se recupera dos problemas de infraestrutura e no sistema elétrico provocados pelo Irma. Cerca de 4% dos usuários ainda estão sem luz, e devem continuar sem fornecimento de energia até a passagem do Maria.

Os meteorologistas não tem dados suficientes para prever como o Maria poderia afetar os EUA. O furacão José, que segundo projeções ficará longe do litoral nordeste do país, provavelmente afetará o caminho do Maria, segundo a Weather Underground, de Ann Arbor, Michigan. Alguns modelos mostram que o Maria ficará bem longe do litoral leste dos EUA, ao passo que outros mostram que ele poderia representar uma ameaça dentro de mais ou menos uma semana, disse o serviço meteorológico.

 

Os últimos dados sobre o furacão José mostravam que a ameaça aos EUA diminuiu, embora localidades como Martha's Vineyard, Nantucket e uma área de Fenwick Island, Delaware, até Sandy Hook, Nova Jersey, estejam sendo monitorados por tempestades tropicais. (Com agências internacionais)