Topo

Em Nova York, chanceler da Coreia do Norte diz que ameaças de Trump parecem "latidos"

Mark Schiefelbein/AP
Imagem: Mark Schiefelbein/AP

Do UOL, em São Paulo

20/09/2017 19h54

Enviado aos EUA para a Assembleia Geral da ONU, o ministro de Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, minimizou as ameaças feitas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em seu primeiro discurso na organização. Segundo ele, as declarações de Trump soaram como um "latido".

O chanceler norte-coreano falou com jornalistas no hotel em que está hospedado em Nova York. "Se Trump acha que pode nos assustar com um latido, este é realmente um sonho canino", disse o ministro, citado pela agência de notícias sul-coreana Yonhap. O ministro referia-se a um provérbio norte-coreano que diz que um sonho canino seria algo absurdo que não tem o menor sentido.

Perguntado sobre a expressão "Homem Foguete", apelido dado por Trump ao ditador norte-coreano, Kim Jong-un, o chanceler disse "Tenho pena dos assessores dele".

Ri Yong-ho deve discursar na Assembleia da ONU na sexta-feira, e se reúne com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, no sábado.

Em seu primeiro discurso na Assembleia, Trump fez ameaças diretas ao governo de Kim Jong-un --ele advertiu que se a atual escalada de tensões --provocada pelos testes nucleares e de mísseis de Pyongyang-- resultar em um conflito aberto, a Coreia do Norte será totalmente destruída.

"Os Estados Unidos têm um grande poder e paciência, mas se forem forçados a se defender e defender seus aliados, não teremos outra opção a não ser destruir totalmente a Coreia do Norte. O 'homem-foguete' está em uma missão suicida, para ele e para o regime", disse o presidente em referência ao líder norte-coreano, Kim Jong-Un.