Topo

Mulher morre por conta de bactéria comedora de carne após passagem de furacão

Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Colaboração para o UOL

29/09/2017 11h50Atualizada em 29/09/2017 14h26

Uma mulher de 77 anos morreu nos Estados Unidos devido a uma infecção causada por uma bactéria comedora de carne.

Segundo o site da revista Time, Nancy Reed morreu no hospital de Houston, no Estado americano do Texas, no dia 15 de setembro após ter caído em sua casa, inundada por conta furacão Harvey. O anúncio foi feito pelo legista chefe de Harrys County na quinta-feira (28). A causa da morte foi fasciite necrosante, uma infecção bacteriana grave que come rapidamente todos os tecidos moles do corpo. A idosa também sofreu um trauma por queda de local alto. O legista afirmou que é a 36ª pessoa com morte relacionada ao furacão Harvey.

"É trágico. Essa é uma das coisas que nos preocupavam quando as inundações começaram. É algo que poderia acontecer. Meu coração está com a família", afirmou o diretor dos serviços médicos de emergência, David Persse.

O porta-voz do Departamento de Saúde de Houston, Porfirio Villareal, afirmou que a morte de Nancy aparentemente é a única fatalidade causada por esse tipo infecção ligada ao Harvey. J.R. Atkins, um ex-médico e bombeiro que ajudou nos resgates das inundações em Missouri City, foi infectado através de uma picada de mosquito, mas sobreviveu.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, mais de um tipo de bactéria pode causar fasciite necrosante, que pode ser tratada se diagnosticada a tempo. O tipo mais comum, Strepcoccus do grupo A, é responsável por aproximadamente 700 a 1.100 casos anuais de fasciite necrosante nos Estados Unidos desde 2010. Não foi determinado quantos desses casos levaram a mortes.