Topo

Manifestação pela unidade da Espanha reúne um milhão de pessoas em Barcelona

As aspirações separatistas na Europa

AFP

Do UOL, em São Paulo

29/10/2017 12h31

Um milhão de pessoas protestavam neste domingo (29) no centro de Barcelona pela unidade da Espanha, dois dias depois da proclamação da independência da Catalunha, segundo números da delegação do governo espanhol na região.

Pouco antes, a polícia municipal havia estimado em 300 mil o número de manifestantes neste protesto convocado sob o lema "Todos somos Catalunha", e seus organizadores em 1,3 milhão de pessoas reunidas.

Leia também:


"Coexistência e bom senso" pediam os cartazes no Passeio da Gracia em Barcelona, onde desde as primeiras horas da manhã os cidadãos começaram a se reunir com bandeiras catalãs, espanholas e europeias, em uma manifestação organizada pela associação anti-independência Sociedade Civil Catalã, que conta com o apoio dos principais partidos não separatistas.

O conflito entre o governo separatista da Catalunha e o executivo central de Mariano Rajoy alcançou seu ponto alto na sexta-feira: o movimento de independência proclamou uma república, enquanto Madri respondeu destituindo o governo regional e assumindo o controle de sua administração.

Considerada uma ofensa pelos separatistas, a intervenção de Madri é recebida com certo alívio por cerca de metade dos 7,5 milhões de habitantes desta região que, após anos eclipsados pelas mobilizações separatistas, aumentaram seus protestos.

"Não posso sair com a bandeira espanhola na minha cidade", lamentava Marina Fernández, uma estudante de 19 anos de Gerona, uma das cidades mais pró-independência da região.

Mapa Catalunha - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Os separatistas "vivem em um mundo paralelo, surrealista. Tenho raiva quando falam em nome de todos os catalães", indignava-se Silvia Alarcón, de 35 anos.

"É ilegal o que eles fizeram", disse Miguel Ángel García, um aposentado de 70 anos. "Se Madri não assumir suas responsabilidades, sentirei-me completamente enganado".

29.out.2017 - Manifestante segura cartaz que diz "Ser catalão é um orgulho, ser espanhol é uma honra" - Luis Gene/AFP - Luis Gene/AFP
29.out.2017 - Manifestante segura cartaz que diz "Ser catalão é um orgulho, ser espanhol é uma honra"
Imagem: Luis Gene/AFP

"O presidente é Puigdemont"

Pelo segundo dia consecutivo, esta região espanhola auto-proclamada como república, acordou sem saber quem controla sua administração.

Oficialmente, o governo liderado por Carles Puigdemont foi destituído e suas funções foram assumidas pela vice-primeira-ministra espanhola Soraya Sáenz de Santamaría. O Parlamento regional também está dissolvido até as eleições convocadas por Rajoy para 21 de dezembro.

Cerca de 150 autoridades da administração catalã foram demitidas e a cúpula da polícia regional, os Mossos d'Esquadra, afastada por ordens do ministério do Interior. Na sede do governo catalão, a bandeira espanhola tremulava.

Mas os líderes separatistas não reconheceram sua destituição. Em uma carta publicada no jornal El Punt-Avui, Oriol Junqueras, vice-presidente do executivo regional, assegurou que "o presidente do país é e continuará sendo Carles Puigdemont".

"Não podemos reconhecer o golpe de Estado contra a Catalunha, nem nenhuma das decisões antidemocráticas que o Partido Popular [de Rajoy] está adotando por controle remoto de Madri", acrescentou.

Menos explícito foi Puigdemont, que em uma mensagem televisionada no sábado afirmou que "está claro que a melhor maneira de defender as conquistas obtidas até hoje é a oposição democrática à aplicação do artigo 155" da Constituição, usado pelo poder central para destituí-lo.

O dirigente separatista não indicou como a oposição deve se manifestar. Mas, depois de vários dias, os Comitês de Defesa da República de bairros pediram a "resistência pacífica" dos catalães contra a tutela do Estado.

De acordo com o seu advogado Jaume Alonso-Cuevillas, existem atualmente "duas legalidades coexistindo" na Catalunha, a espanhola e a nova "República catalã", e os próximos dias serão fundamentais para ver qual vai se impor.

Também se espera que a Procuradoria espanhola processe Puigdemont por "rebelião", um crime punível com até 30 anos de prisão.

Dilema eleitoral

Apesar dos processos judiciais abertos contra ele, o governo espanhol entende que o líder separatista catalão poderá se apresentar para as eleições convocadas para dezembro.

"Todos são chamados a participar, inclusive Puigdemont que é convidado a se apresentar" como candidato, declarou o embaixador espanhol na França, Fernando Carderera.

Este anúncio anunciado por Rajoy na sexta-feira desconcertou os separatistas e abriu um dilema: participar e dar-lhes legitimidade ou boicotar e deixar o terreno livre aos partidos contrários à separação que estão ganhando terreno?

De acordo com uma pesquisa publicada neste domingo pelo jornal El Mundo, os partidos independentistas perderiam a maioria absoluta obtida em setembro de 2015, passando de 72 assentos para entre 61 e 65, de um total de 135.

(Com AFP)