Topo

Terrorista agiu sozinho e fez bomba muito simples que explodiu parcialmente, diz governador de NY

Do UOL, em São Paulo

11/12/2017 16h39

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse nesta segunda-feira (11) que o terrorista que tentou realizar um atentado no maior ponto de transporte público da cidade, agiu sozinho e montou, com informações obtidas na internet, o explosivo de tecnologia muito rudimentar que levava junto ao corpo. Segundo Cuomo, a bomba detonou parcialmente, fazendo com que o ataque não fosse bem-sucedido.

"Foi o meu pior pesadelo: um atentado terrorista no sistema do metrô, um lugar de grande densidade populacional, cometido por uma pessoa que não é parte de uma rede sofisticada. Estes lobos solitários estão atuando cada vez mais, e não são pessoas que vêm de fora. Eles vivem aqui, estão insatisfeitos, vão até a internet, fazem o download de um equipamento que pode machucar e os constroem com uma tecnologia muito simples", disse Cuomo em entrevista à CNN.

"Para a nossa sorte, a bomba foi detonada parcialmente", disse o governador. "Nova York é um alvo", concluiu.

Akayed Ullah - New York City Taxi and Limousine Commission via Reuters - New York City Taxi and Limousine Commission via Reuters
Imagem do suspeito, Akayed Ullah
Imagem: New York City Taxi and Limousine Commission via Reuters
Um homem com uma bomba caseira presa ao corpo desencadeou uma explosão em um terminal de transportes de Nova York na hora de pico da manhã desta segunda-feira, ferindo a si mesmo e a três outras pessoas no que o prefeito da cidade, Bill de Blasio, classificou como uma tentativa de ataque terrorista.

O suspeito do ataque ao terminal de ônibus de Port Authority, a um quarteirão de Times Square, foi identificado como Akayed Ullah, disse o comissário do Departamento de Polícia de Nova York. Ele sofreu queimaduras e outras lacerações, e três outras pessoas, incluindo um policial, sofreram ferimentos menores. Cuomo confirmou que ele trabalhou como taxista.

A arma se baseou em uma bomba de cano e o suspeito a prendeu a si mesmo com fechos e velcro, disse a polícia. O suspeito está detido. A rede CNN diz que Ullah teria confirmado a investigadores que as ações israelenses em Gaza seriam o motivo para o ataque em NY.

Fontes ouvidas pela agência Associated Press afirmam que o suspeito teria se inspirado no Estado Islâmico, apesar de nunca ter entrado em contato com qualquer integrante do grupo. 

O incidente foi filmado por câmeras de segurança, informou a polícia. Um vídeo publicado na internet mostrou fumaça e um homem caído no túnel que liga a estação de metrô de Times Square à estação de ônibus. Uma foto mostrou um homem caído de rosto para baixo com roupas esfarrapadas e queimaduras no torso.

O terminal foi fechado temporariamente e grande parte da região de Midtown Manhattan foi interditada para o tráfego. O serviço de trens do metrô teve interrupções, mas estava voltando ao normal. O Port Authority Bus Terminal é o maior terminal rodoviário do mundo. (Com agências internacionais)