Topo

EUA estão prontos para negociar com Kim Jong-un sem condições prévias, diz secretário de Estado

MANDEL NGAN/AFP
Imagem: MANDEL NGAN/AFP

Do UOL, em São Paulo

12/12/2017 20h15

O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, disse nesta terça-feira (12) que os EUA estão preparados para negociar com o regime norte-coreano sem estabelecer qualquer condição prévia. Tillerson disse ainda acreditar que a diplomacia é possível, e afirmou que insistirá em uma solução diplomática "até que a primeira bomba seja lançada".

"Não é realista dizer: 'só vamos falar com vocês se vierem à mesa de negociações prontos para abandonar seu programa'" nuclear, declarou Tillerson durante entrevista coletiva em Washington.

Até o momento, os Estados Unidos afirmavam que qualquer negociação deveria ser limitada à eliminação das armas nucleares da península coreana.

Tillerson, chefe da diplomacia americana, disse ainda que o governo americano está pronto para negociar a qualquer momento que Pyongyang quiser conversar. "Precisamos que a Coreia do Norte sente-se à mesa para negociações", afirmou. "Estou confiante de que teremos sucesso. Mas também estou confiante de que o secretário [de Defesa Jim] Mattis será bem-sucedido se precisar intervir", disse.

"Estamos fazendo todo o possível porque não queremos chegar a esse ponto", disse, assegurando que trabalha com o secretário de Defesa, Mattis.

"Disse ao meu companheiro, o secretário Mattis, muitas vezes: 'se chegarmos até lá, terei falhado'. E não quero falhar", assegurou Tillerson em um discurso de fim de ano aos membros de sua equipe, dizendo também que finalmente será "o regime de Pyongyang quem terá que tomar uma decisão sobre o seu futuro".

Os Estados Unidos mobilizaram a comunidade internacional para impor fortes sanções econômicas e diplomáticas ao regime de Kim Jong-Un para frear seu programa nuclear. Mas Pyongyang seguiu testando cada vez mais poderosos mísseis.

(Com agências internacionais)