Topo

Forte terremoto atinge a ilha de Java, na Indonésia

Pacientes são retirados de hospital após o terremoto que atingiu a ilha de Java, na Indonésia - Agus Fitrah/AP
Pacientes são retirados de hospital após o terremoto que atingiu a ilha de Java, na Indonésia Imagem: Agus Fitrah/AP

Do UOL, em São Paulo

15/12/2017 17h38

Um forte terremoto sacudiu a maior ilha da Indonésia, Java, nesta sexta (15), matando um número até agora desconhecido de pessoas em meio a relatos de desmoronamento de edifícios. O tremor de 6.5 graus de magnitude foi sentido na capital do país, Jacarta.

Autoridades emitiram um alerta de tsunami para o litoral após o terremoto, que ocorreu pouco antes da meia noite na hora local. As pessoas deixaram os prédios em pânico e o tráfego pesado nas estradas enquanto as pessoas deixavam as áreas costeiras.

O porta-voz da Agência Nacional de Desastres, Sutopo Purwo  Nugroho, confirmou que há mortos e feridos na região de Ciamis no oeste da ilha, mas não deu detalhes sobre o número de vítimas. Ele também confirmou informações sobre o desmoronamento de edifícios na cidade de Tasikmalaya.

Segundo os EUA, o terremoto teve magnitude 6.5 e foi registrado a cerca de 91 quilômetros de profundidade. Nugroho disse que tremores fortes foram sentidos por cerca de 20 segundos na capital de Jacarta e em cidades e aldeias.

Há pouco mais de um ano, em 7 de dezembro, um terremoto de 6.5 já havia matado cerca de 100 pessoas na ilha de Sumatra. Essa mesma região, também em dezembro, foi palco de um sismo de 9.1 em 2004, que provocou um tsunami no oceano Índico e fez 250 mil vítimas, sendo 100 mil apenas na Indonésia. (Com agências internacionais)