Topo

Ônibus invade calçada e deixa mortos em Moscou

Do UOL*, em São Paulo

25/12/2017 11h57Atualizada em 25/12/2017 14h29

Um ônibus de passageiros avançou sobre a entrada de uma estação de metrô em Moscou, na região oeste da capital russa, nesta segunda-feira (25), matando ao menos quatro pessoas. Também há registro de feridos. Autoridades da capital russa chegaram a informar cinco mortes, mas o número foi revisado.

O motorista do veículo foi detido pela polícia. O incidente aconteceu em uma das ruas mais movimentadas da capital russa, perto da estação de metrô de Slavyansky Boulevard.

Imagens divulgadas por veículos de imprensa russos mostram como o ônibus desce em alta velocidade por uma escada que dá acesso a uma passagem subterrânea. O ônibus ficou preso na entrada da estação de metrô. Um outro vídeo mostra o ônibus parado. Pouco depois, ele começa a se movimentar em direção à passagem. 

Em um comunicado, a polícia indicou que privilegia a hipótese de um erro de condução ou falha técnica do veículo. O motorista indicou aos investigadores que o ônibus "estava parado, mas começou a se mover de forma inesperada." "Apesar das tentativas de parar o ônibus, o sistema de freio não funcionou e o ônibus seguiu andando", afirmou, de acordo com um comunicado do Comitê de investigação.

Uma investigação criminal por "desrespeito às normas de condução" foi aberta, segundo a mesma fonte.

O incidente ocorreu em um dia de trabalho, já que o Natal ortodoxo na Rússia é comemorado em 7 de janeiro. Nevou bastante durante toda a manhã em Moscou.

Nos últimos meses, as autoridades locais tomaram medidas especiais de segurança para evitar atropelamentos em massa perpetrados por terroristas.

O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, expressou no Twitter suas condolências aos parentes das vítimas. Ele também ordenou a verificação de toda a frota de ônibus municipais.

(Com agências internacionais)