Topo

França vai instalar telefones nas celas de detentos para ajudar na inserção social

Telefone no corredor de prisão em Marselha, na França; aparelhos serão instalados dentro das celas - Boris Horvat/AFP Photo
Telefone no corredor de prisão em Marselha, na França; aparelhos serão instalados dentro das celas Imagem: Boris Horvat/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

03/01/2018 12h57

O governo da França lançou uma licitação para instalar telefones fixos nas celas das prisões. Assim, os detentos poderão ligar com frequência para familiares e fortalecer sua reinserção social.

A instalação de telefones, revelada nesta segunda-feira pelo jornal "Le Monde" e confirmada pelo Ministério de Justiça, também pretende diminuir os problemas causados pelo tráfico de telefones celulares nos centros penitenciários.

Na primeira metade do ano passado, foram apreendidos mais de 19.000 celulares e acessórios nas prisões, para uma população de cerca de 70.000 detentos na França.

A medida prevê equipar mais de 50.000 celas nas 178 prisões que existem no país (seriam excluídas as dedicadas a presos em condições de segurança máxima) para que os detentos possam telefonar a números autorizados pela administração ou pelos juízes.

A ministra da Justiça, Nicolle Belloubet, se mostrou favorável em agosto a estender a experiência realizada na prisão de Montmédy desde dezembro de 2016, que permite aos presos telefonar a seus familiares a qualquer hora e a preços inferiores aos das habituais cabines, de acesso restrito.

Além de buscar uma relação mais fluente com o entorno familiar, o objetivo é diminuir a circulação clandestina de telefones celulares, um dos principais motivos de incidentes nos presídios.

(Com informações da EFE)