Topo

Forte terremoto atinge costa sul do Peru; não há alerta de tsunami

Equipe de resgate observa escombros após terremoto em Yauca, em Arequipa, no Peru - Xinhua/Coen/Andina
Equipe de resgate observa escombros após terremoto em Yauca, em Arequipa, no Peru Imagem: Xinhua/Coen/Andina

Do UOL, em São Paulo

14/01/2018 12h08Atualizada em 14/01/2018 14h19

Um forte terremoto de magnitude 7.1 atingiu a região de Arequipa, na costa do sul do Peru, na manhã deste domingo (14). O tremor deixou um morto e dezenas de feridos, além de destruir casas e estradas. A Marinha peruana informou que não emitiria aviso de tsunami, enquanto o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, com base no Havaí, também descartou o risco para outros países.

As autoridades peruanas voltaram atrás e corrigiram duas informações sobre vítimas que haviam sido passadas antes: a de que havia uma segunda vítima fatal, além de 17 desaparecidos que trabalhavam em uma mina.

"A vítima supostamente encontrada em Bella Union não foi confirmada. Oficialmente, só temos registro de uma morte", disse Jorge Chavez, chefe da Defesa Civial. Segundo ele, são 65 feridos.

Leia também:

O país aguarda a visita do papa Francisco nesta semana. O pontífice deve chegar ao Peru no dia 18 e ficar até o dia 21, mas não estava previsto visitar a região afetada pelo tremor. 

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, viajou para a região afetada. "Neste momento, partimos de Marcona e nos dirigimos para Acarí e Chala, em Arequipa", informou Kucyznski pelo Twitter, citando as regiões afetadas pelo tremor registrado na madrugada. 

Em nota, o Itamaraty manifestou "sua solidariedade às populações afetadas e ao governo do Peru" e disse que, até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas.

Pessoas foram para as ruas

Muitas pessoas em Lima, Arequipa e outras cidades peruanas foram despertadas pelo terremoto. "Aqui na clínica, o tremor foi sentido por um bom momento", relatou um paciente em um hospital particular de Lima.

Em Arequipa, muitas pessoas foram para as ruas, de acordo com mensagens publicadas nas redes sociais.

Epicentro no mar

O terremoto foi registrado às 04h18 locais (07h18 de Brasília), com epicentro 31 quilômetros a sudoeste de Acari, cidade costeira do departamento de Arequipa, a cerca de 500 km de Lima, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O Instituto Geofísico do Peru (IGP) observou que o epicentro foi no mar, a 56 quilômetros de Lomas, no sul do Peru. A profundidade foi de 48 quilômetros.

O Peru está localizado no chamado Cinturão de Fogo do Pacífico, uma área de forte atividade sísmica. Os terremotos são comuns no Peru, mas muitas casas são construídas com materiais precários que não podem resistir a eles. 

(Com agências de notícias)

Cadela com óculos especiais e botas resgata vítimas de tremor no México

Band News