EUA pedem que cidadãos deixem testamento e funeral preparados se viajarem para a Coreia do Norte

Do UOL, em São Paulo

  • Ed JONES /AFP

    Turistas tiram foto em frente às estátuas dos ex-líderes Kim Il-Sung (esq.) e Kim Jong-Il, em Pyongyang

    Turistas tiram foto em frente às estátuas dos ex-líderes Kim Il-Sung (esq.) e Kim Jong-Il, em Pyongyang

Os cidadãos americanos que desejam visitar a Coreia do Norte devem deixar pronto um testamento, planejar o próprio funeral e designar cuidadores para os filhos e animais de estimação. Essa é uma orientação feita pelo Departamento de Estado dos EUA. 

O alerta foi publicado na semana passada e faz parte das novas regras de viagem ao país asiático determinadas pelo governo americano no ano passado. 

Os americanos que desejam conhecer o país comandado por Kim Jong-un devem solicitar uma validação especial emitida pelo governo dos EUA e que só é autorizada em circunstâncias limitadas. 

Veja também:

Na prática, o governo americano proibiu seus cidadãos de visitarem a Coreia do Norte após a morte do estudante Otto Warmbier, de 22 anos, que foi preso quando estava em Pyongyang, como turista, e condenado a 15 anos de trabalhos forçados. 

Warmbier voltou para os Estados Unidos em coma e morreu pouco tempo depois de causas ainda não esclarecidas. 

Para os cidadãos americanos que, ainda assim, quiserem se aventurar, o Departamento de Estado alerta que não poderá oferecer nenhum tipo de assistência de emergência durante a viagem, já que os Estados Unidos não tem embaixada na Coreia do Norte. 

John Sommers II/ Reuters
22.jun.2017 - Parentes e amigos participam do funeral de Otto Warmbier, em Wyoming, Ohio (EUA)

Por isso, o órgão adverte os turistas que se preparem para o pior, deixando orientações sobre bens e tudo mais que for valioso. 

Para o governo dos EUA, a Coreia do Norte é classificada como "nível 4", ou seja, assim como Iraque, Irã, Afeganistão, Síria, Mali, Iêmen, Líbia e Somália, é um país para onde os americanos não devem viajar. (Com agências internacionais)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos