Topo

Polícia da Holanda pode tratar como suspeito jovem que usa roupa de luxo

Polícia da cidade holandesa de Roterdã poderá abordar jovens com roupas de luxo na rua  - Getty Images
Polícia da cidade holandesa de Roterdã poderá abordar jovens com roupas de luxo na rua Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/01/2018 15h46

A polícia da cidade de Roterdã, na Holanda, decidiu adotar uma nova iniciativa para tentar combater os crimes locais. Em breve, começará um programa piloto na cidade, desenvolvido em parceria com a procuradoria local, em que os policiais poderão abordar jovens com roupas e acessórios de luxo e confiscar os itens que não tiverem procedência justificada.

Os agentes de polícia foram treinados para reconhecerem peças caras, que são sinônimo de luxo entre os jovens, como jaquetas Gucci e relógios Rolex. Em entrevista ao jornal holandês De Telegraaf, o chefe da polícia de Roterdã, Frank Paauw, disse que os policiais já estão habituados a checar a procedência de relógios e carros de luxo, mas roupas não.

Alguns jovens agora andam com jaquetas de 1.800 euros (cerca de R$ 7.100), mas eles não têm renda e às vezes possuem dívidas de uma condenação anterior"

Frank Paauw

A procuradoria da cidade vai atuar em conjunto com a polícia para verificar quais itens podem ser confiscados e sob quais circunstâncias essa ação é legal. Para a polícia, essa abordagem vai evidenciar que o crime não vale a pena.

Tirar é importante. Nós vamos despi-los nas ruas, se necessário"

Frank Paauw

No início, a iniciativa policial vai durar um período específico de tempo, para ver se ela é realmente efetiva. A polícia local não divulgou ainda, no entanto, quais tipos de crime as autoridades esperam reduzir com a ação, apesar de a cidade ter enfrentado problemas com tráfico de drogas nos últimos anos. Também não divulgou a data exata que a ação vai ter início

Na Holanda, muitos criticaram o projeto, alegando que ele abre margem para que a polícia de Roterdã utilize critérios racistas e enviesados para abordar pessoas na rua. Segundo os críticos, homens negros ou do leste europeu provavelmente vão sofrer mais com a ação da polícia.

Atualmente, na cidade, de acordo com o De Telegraaf, a polícia já atua com um programa similar, que aborda pessoas em carros de luxo e pede comprovação da compra do veículo.